segunda-feira, 21 de maio de 2012

...GAMES. Opiniões #11 - Max Payne 3


...GAMES
Opiniões #11 – Max Payne 3 (PS3, Xbox 360, PC)
Por Marlon Fonseca



            Esta terceira incursão do atormentado ex-policial Max Payne chega pelas mãos da Rockstar ganhando ares ainda mais cinematográficos do que as versões anteriores.

Na caprichada trama, Max encontra-se no Brasil, mais precisamente em São Paulo, atuando como guarda-costas de um empresário. Alguns eventos, porém, o obrigam a entrar em ação novamente em uma espiral de violência e reviravoltas que vai manter o jogador atento até o seu final.

Este modo história, que dura entre 10 a 12 horas, é repleta de momentos de ação e seqüências de tiroteios antológicos. Como de costume da produtora, a história é repleta de personagens vis e do submundo do crime. A maioria dela se passa no Brasil, mas há momentos de flashback que transportam Max para Nova York e Panamá.




Na época da divulgação do game, os produtores destacavam que a idéia era passar a sensação de deslocamento de Max ao atuar em território, cultura e linguagem muito deferentes da sua. Eles conseguem em parte, mas são poucos os momentos que na verdade isso se pode observar de fato.[1] Mas para nós brasileiros é bacana ver os bandidos se comunicando e falando com gosto utilizando os mais variados palavrões em nossa língua, ainda que, para variar nem tudo seja fiel à cultura brasileira ( a mistura de inglês e português em uma mesma fase ás vezes chega a ser engraçada).

A Jogabilidade é intuitiva e a curva de aprendizado é bem curta. O Bullet time está de volta e é ferramenta essencial nos momentos de maior aperto. Além, logicamente, de ser um efeito estiloso. A troca das armas é idêntica ao utilizado em Red Dead Redemption.

Os jogadores “estilo rambo” irão sofrer, pois os inimigos são inteligentes e se dispersam no cenário, sempre se movimentando para tentar surpreende-lo. Além de serem bastante agressivos. Faz-se necessário, assim, que o jogador se escore em lugares do cenário e aguarde o momento certo para atingi-los. Importante, também, procurar pelo cenário os frascos de analgésico (painkillers) que repõem a energia.

Os gráficos estão muito bem trabalhados e o jogo em vários momentos impressiona neste quesito. Cenários variados[2], detalhados e destrutíveis bem como os efeitos de fogo e água estão fantásticos .Os personagens também estão muito bem feitos e suas expressões e movimentos impressionam. O capricho é tanto que eles, a cada capítulo, apresentam-se com vestuário diferente.[3] Isso mostra todo o potencial da Euphoria Engine, que desenvolvida para jogos “em mundo aberto” como GTA e Red Dead Redemption, mostra-se ainda mais eficaz em um jogo linear como este.


Cenários...










...e modelos para os personagens variados 
















            Ainda no aspecto técnico, insta destacar que após o carregamento inicial, o jogo não possui mais loadings entre as fases, assim como visto em Uncharted, por exemplo.

            A violência não é atenuada, muito pelo contrário, e em dados momentos são dados closes nos vilões abatidos e os estragos que suas balas causaram em seu corpo com perfurações e deformações.

Além do excelente modo história, há outro modo silgle player intitulado de New Yprk Minute. Aqui, os jogadores revisitam partes dos capítulos da campanha principal, mas com apenas um minuto para terminá-lo. A cada inimigo abatido ocorre um acréscimo em seu tempo.

O modo Multiplayer não foi esquecido e é bastante competente. Nele, o mais interessante é o Gang Wars onde, como o nome já diz, monta-se uma gangue para alcançar determinados objetivos. A Rockstar, inclusive, já avisou que a gangue criada aqui poderá ser transportada para o vindouro GTA V.

Ao lado de Diablo 3, que curiosamente foi lançado no mesmo dia, Max Payne 3 é o melhor jogo lançado este ano até agora. História muito bem cuidada, gráficos extremamente bem feitos, jogabilidade sem problemas, ação fantástica e incessante e uma longa vida graças ao modo Multiplayer. Para nós brasileiros fica ainda o bônus de procurar onde a produtora errou e acertou ao retratar a nossa cultura. A franquia Max Payne ganha uma dimensão ainda maior. Não percam.


Cotação:  (5/5 - 9/10)

Ficha técnica: Max Payne 3 (PS3, Xbox 360, PC). Ação. Produtora: Rockstar. Data de lançamento: 15 de Maio de 2012. Versão Testada: PS3


[1] Com certeza esta tentativa foi sabotada pela insistência de os americanos acharem que todo mundo fala inglês fluentemente....
[2] Um dos destaques é a labiríntica “Favela de Nova Esperança”.
[3] Max, então, muda de aparência e roupa várias vezes no game.