quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

DVD/Blu-ray #1 - As edições de colecionador


DVD/Blu-ray #1 – Edições de colecionador
Por Marlon Fonseca

            Colecionar filmes é uma prática comum nos EUA desde o VHS. Aqui no Brasil começou-se a popularizar com o advento do DVD e continua agora com o Blu-ray. Tendo em vista esse mercado ainda crescente (e lucrativo) as distribuidores passaram a lançar também edições que, além dos filmes, traz itens relacionados ao filme, discos com mais conteúdos extras,embalagens mais bonitas e bem cuidadas etc.: as chamadas “Edição de colecionador”.
            Com a boa recepção dessas edições os estúdios têm lançado edições cada vez mais caprichadas e belas.
           

            Abaixo trarei alguns belos e curiosos exemplos bem como um breve comentário em cada:



Alien:


            A série Alien já teve nada mais nada menos do que três edições especiais: A primeira nos primórdios do DVD tratava-se de um box comemorativo de 20 anos da série contendo todos os 4 filmes  e com um número generoso de extras que enfocam todo o aspecto criativo da série além de trazer inúmeras curiosidades.
            A segunda edição denominada de Alien Quadrilogia também lançada em DVD veio com embalagem mais bem trabalhada que a anterior com os discos acondicionados em digipak (uma forma de estojo para os discos) com os filmes recebendo aprimoramento nas imagens e som e contendo ainda mais extras.
            Por fim, a série no ano passado aportou á alta definição com Alien Anthology contendo os extras da edição anterior e outras novidades além, logicamente, da melhora na imagem e som. A gift set dessa edição ainda continha um “mimo” muito especial: uma “réplica” duma belíssima estátua que contém compartimento para acondicionar o box.
Alien Anthology

Alien Quadrilogy



















Senhor dos Anéis:



A edição estendida em DVD da trilogia Senhor dos Anéis demorou anos para chegar ao Brasil. Nos EUA além da opção da edição “simples” contendo as caixas em formato de livro e dezenas de extras inéditos, existia a collector´s edition que vinha com especiais em cada filme: maquetes relacionadas e discos extras com documentários especiais.







Recentemente essas edições também foram lançadas em Blu-Ray











Harry Potter:




            O personagem recebeu edições luxuosíssimas como o “baú” contendo os cinco primeiros filme em Blu-ray lançado nos EUA e uma contendo uma suntuosa maquete de Hoghwarts na França.








Blade Runner:



            A ficção científica do, antes cult hoje clássico do cinema, estrelada por Harrison Ford e dirigida por Ridley Scott ganhou uma edição caprichada em Blu-Ray: uma maleta que ao se abrir continha os discos com todas as versões do filme (são 4 no total)  além de miniatura do carro do personagem principal, do origami peça chave do filme bem como algumas fotografias (film clips).[1]






Filmes de terror:



            Os filmes de terror também receberam ótimas edições de colecionador. A de Evil Dead vem com uma “caixa” em forma do livro dos mortos emborrachada e que, ao apertada, emite gritos. Já os clássicos “filmes de monstro da Universal da década de 30 foram lançados juntos e acometido em um box em formato de caixão.








Simpsons:


      
      Os box´s de séries contendo os episódios de cada temporada resultaram em um grande sucesso de vendas no mundo. E a série com mais longevidade na TV também é a mais criativa. A cada lançamento de temporada de dvd´s dos Simspons vem um rosto de um personagem estampado a caixa.















Estúdios Warner e Fox:
            O Relançamento de alguns dos grandes filmes da Warner para Blu-ray receberam tratamento especial nos EUA. Além da remasterização em alta qualidade de som e imagem e contendo extras incríveis, os discos são acomodados em caixa steelbook (em formato de livro) contendo páginas com fotos e curiosidades sobre a produção. Filmes como 300, Marix, Batman Begins, O Batman de Tim Burton, O Exorcista, Poltergeist receberam esse tipo de edição.









           
  A Fox no ano passado lançou uma edição caprichadíssima em Blu-ray para seus dois maiores e mais recentes sucessos de público e crítica nos cinemas X-Men: Primeira Classe e Planeta dos Macacos: a Origem. Além dos filmes e dois tradicionais extras a caixa contém no primeiro um livreto com imagens e no segundo um cartão contendo três cenas do filme.




Procurado (Wanted):


            A edição de colecionador do filme “O Procurado” nos EUA vem com cartões com imagens do personagens, livreto com fotos e informações sobre o filme dentre outras coisas tudo numa caixa com o efeito de um vidro atravessado pro uma bala que ao ser aberta revela o "alvo" pretendido.






Clássicos:




            Por último mais não menos importante os grandes clássicos do cinema têm recebido lançamentos de “gala” em Blu-ray.






[1] Quem tem mais de 30 anos lembra-se que esse tipo de film clips costumava acompanhar os cartazes de cinema.