domingo, 23 de abril de 2017

Crítica #101 - Vida

Crítica #101 – Vida (Life, USA, 2017)

Por Marlon Fonseca


A possibilidade de existência de vida fora da Terra voltou a ser um assunto em voga diante das recentes descobertas publicadas pela Nasa. Diante desse cenário Vida acabou se tornando mais atual e assustador do que já seria.

O filme traz um grupo de astronautas e cientistas que, dentro de uma estação espacial em órbita do nosso planeta, faz estudos em uma espécime encontrada em Marte. Ela, porém, representa um perigo maior que o poder dessa descoberta.

Mesmo que a comparação com Alien seja inevitável e imediata, o longa consegue sustentar-se à sua maneira. É ainda uma ficção científica com elementos de terror mas traz ainda que discretamente, discussões científicas e de responsabilidade acerca de seu objeto de pesquisa.

E, quando as coisa fogem do controle o suspense toma conta e o objetivo passa a ser não somente a sobrevivência dos tripulantes, mas, também, que a criatura não chegue ao solo terráqueo.
Trata-se e um filme bem feito, dirigido e interpretado que consegue de fato trazer bons momentos de suspense e tensão para a plateia.

A criatura em questão consegue passar toda sua inteligência e maldade no filme e é sem dúvidas um dos seus grandes atrativos.

Dentre os elementos de linguagem cinematográfica o que mais se destaca é a utilização do som para a construção desse clima. A mixagem sabe usar bem as caixas de som ambiente, trazendo o jogo de “gato e rato” entre o monstro e os tripulantes para dentro da sala de cinema, ajudando na imersão.
Uma descoberta que pode causar mais terror do que admiração

A fotografia também trabalha com certas significações. Seja quando quer destacar o vazio e a solidão do espaço seja quando quer mostrar que a aproximação com a Terra é bela mas é ao mesmo tempo perigosa nesse cenário.

O bom e diversificado elenco o qualifica ainda mais, trazendo não só o caráter de diversidade cultural como o de condutas diante da situação. Cada personagem, mesmo que de forma sucinta, tem uma motivação própria dentro do experimento, o que reflete na forma que encaram o problema.

O desfecho é acima da média e é feito de forma elegante, além de ser exemplo de uma montagem eficiente.


No espaço ninguém vai ouvir você gritar


Vida entrega, portanto, uma ficção científica de terror eficiente com doses de tensão e suspense sob medida para manter o espectador vidrado até o final. De quebram consegue exprimir com raridade toda a maldade e perigo de seu monstro.


Nota: 8,5


Ficha Técnica: Vida (Life, USA, 2017). Suspense. Terror. Ficção científica. Direção: Daniel Spinosa. Elenco: Jake Gyllenhaal, Rebecca Fergunson, Ryan Reynolds, Hiroyuki Sanada, Ariyon Bakare. Duração: 104 min.