quinta-feira, 15 de março de 2012

...GAMES. Opiniões #05 - FIFA Street

...GAMES
Opiniões #05- Fifa Street
Por Marlon Fonseca


  


            Série paralela á regular de futebol da EA, Fifa Street chega a sua quarta edição tentando reinventar-se e restabelecer-se. Criada como uma espécie de NBA Jam futebolística a série passou por modificações nas suas versões anteriores e ainda não tinha achado a sai identidade. Agora sim parece ter encontrado.

            Depois da criticada terceira versão, com tom cartunesco nos gráficos e jogadores com “golpes especiais” a EA decidiu reformular a franquia para apresentar ela da forma de como ela realmente deve ser: uma opção divertida, mais descontraída para os fiéis fifeiros relaxaram de suas partidas “profissionais” no FIFA Soccer. Assim, podemos afirmar que o FIFa Soccer está para uma partida profissional assim como o FIFA Street está para aquela agradável pelada de fim de semana.

            E que pelada de qualidade. Enquanto, na cada vez mais badalada série máster de futebol, o foco é a simulação, a tentativa de aproximar os jogadores de uma partida real de futebol aqui o foco é a diversão simples e acessível, bem ao estilo arcade.

            Isso se percebe principalmente na jogabilidade do game. Os dribles e malabarismos, o forte do jogo, diga-se de passagem, saem de forma extremamente fluída e fácil, proporcionando jogadas das mais variadas e divertidas possíveis. O jogo é baseado principalmente no modo 5 contra 5 ou conforme a linguagem do peladeiro “quatro na linha um no gol”.



            Aliás, a descontração do jogo continua com os gritos da torcida. Nada daqueles cânticos clássicos das torcidas de todo o mundo. Os espectadores das partidas preferem, por exemplo, chamar o goleiro de “frangueiro” e imitar uma galinha. Também é comum ouvir comentários de jogadores e espectadores, inclusive no nosso idioma, portanto não se espante ao ouvir um sonoro “caramba”. Os uniformes dos clubes contidos no game também ganharam versões mais “relaxadas” como camisetas e camisa com capuz estilizado, ao lado da opção de escolha das camisas profissionais e oficiais.

         Nos quesitos gráficos e modos de jogo, porém a coisa fica bem séria. Utilizando a engine do Fifa 12 os modelos dos personagens estão bastante realistas e as animações, mesmo nos malabarismos mais fantásticos, são extremamente fluídas e naturais.

            Já nos modos de jogos temos opções variadas tanto no offline como no online. No offline além do tradicional modo exibição (denominado 5-a side), existem os Panna Rules, Futsal e Last Man Standing. O Panna rules é jogado em duplas no estilo “golzinho” e os pontos de habilidade acrescentam-se ao gol marcado. No Futsal como o nome já diz são realizadas partidas no estilo e com as regras do futebol de salão. Aqui a jogabilidade muda um pouco em razão de a quadra ser um pouco maior,e pelo fato de a bola sair para lateral. Além disso, é perceptível a mudança da física do jogo em razão de o piso ser um pouco mais escorregadio. Já no Last Man Standing, a cada gol marcado um jogador do seu time sai da linha. Opções variadas e divertidas, portanto, não faltam.
          
  O mais importante e “viciante”, porém, é o modo World Tour. Nele o jogador tem que criar um time e elenco composto por até 15 jogadores (A criação do time vai desde emblema, nome até todos os jogadores que compõem o elenco) e, conforme o nome, deve passar por vários lugares do mundo enfrentando times e desafios. À medida que os desafios são batidos os jogadores vão mudando de nível em cada aumento há a possibilidade de distribuir pontos de upgrade para melhorar seus fundamentos.
  
Tela do World Tour

Seu time criado no World Tour também servirá para que o joagador desfrute do Street Season. Sim, trata-se da versão para o game da modalidade online Head to Head Seasons inaugurada no FIFA 12. Nela, necessariamente deve-se utilizar o time criado no World Tour e os pontos obtidos jogando com este time tanto no online como no offline servem para aumento de nível. A EA caprichou e o Street Season veio mais completo que o Head to Head. Agora, a tela principal da modalidade contém a tabela da divisão que está se disputando no momento com o posicionamento do time bem como outras informações como artilharia, etc. No mais o princípio é o mesmo: enfrente adversário online em 10 jogos por temporada para subir de divisão.[1] 

Tela Principal do Street Season

Apesar de o Brasil se fazer presente como na última parte do World Tour e com e cenário próprio[2] os clubes brasileiros não aparecem no Game. Presentes estão os clubes das primeiras divisões das principais ligas Européias e algumas seleções nacionais. Existem ainda times especiais que precisam ser desbloqueados. Assim, os jogadores brasileiros que serão visto nos games são poucos como Neymar, Júlio César, Kaká, Thiago Silva, Robinho, Daniel Alves, Maicon, David Luiz, Ganso, Pato, etc.

            Assim, esta versão do FIFA Street é de longe a melhor da série. Trazendo aspectos técnicos do FIFA 12, porém simplificando a sua jogabilidade focando na diversão rápida e descompromissada e resultando em um jogo extremamente cativante, divertido e variado. Serve tanto para aquele “Fifeiro” hardcore dar um tempo nas partidas mais técnicas como para o “futebolista virtual” que quer apenas mais uma opção de divertimento futebolístico.

Para terminar confira abaixo os malabarismos iniciais feitos pelo autor desta postagem e editor e criador deste blog:








Cotação: 


Ficha Técnica: FIFA Street (PS3 e XBOX 360). Gênero: Esporte Árcade. Produtira: EA. Data de Lançamento: 13 de Março de 2012. Versão testada: Playstation 3.



[1] Se vocês encontrarem um "Vasco Knights" por aí preparem-se pois é o time do autor desta postagem
[2] Em uma favela. Onde mais seria?

APOIO
(WWW.SUPERFIFA.COM.BR)