sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

...CINEMA. Opiniões # 52 – Lincoln (USA, 2012)


...CINEMA

Opiniões # 52 – Lincoln (USA, 2012)

Por Marlon Fonseca

            Projeto muito antigo de Spielberg, Lincoln ao invés de fazer uma cinebiografia convencional contando toda a trajetória do 16º Presidente dos EUA prefere focar em sua derradeira batalha: a aprovação da 13ª Emenda abolindo a escravidão nos EUA e o fim da guerra civil que assolou o país. Em paralelo, destaca ainda os problemas familiares que enfrentou nesse período.

            Acusado por muitos pelo excesso de pieguice em seus últimos trabalhos, o diretor apresenta um filme completamente sóbrio, contido, sem excessos, lembrando bastante o que fizera em Munique, ancorado por um elenco de respeito e direção de arte, maquiagem e figurinos bastante acurados.

            Ainda que em muitos momentos enfadonho e lento, o filme mostra de forma interessante os expedientes políticos utilizados (nem todos lícitos e morais) pelo então presidente e seus assessores para que a emenda pudesse ser aprovada. Os debates em torno do tema são interessantes, quase teatrais.
Artimahnas políticas, atuações, figurino e direção de arte são o destaque

            No aspecto drama familiar o filme peca pela superficialidade mesmo tendo intérpretes tão brilhantes em cena, chegando a sacrificar, por exemplo, Joseph Gordon Levitt (interpretando o filho mais velho que deseja se alistar na guerra) que se torna tão somente coadjuvante de luxo na produção.
Mesmo com garndes intérpretes o drama familiar apresenta-se superficial

            Encabeçando o espetacular elenco temos Daniel Day-Lewis como Lincoln em mais uma atuação minuciosa e impressionante ainda que em menor escala de seu trabalho irretocável no brilhante Sangue Negro. Importante destacar que em momento algum há o errado expediente de se “endeusar” o personagem apresentando-o como um homem de virtudes, defeitos e conflitos e que vivia uma fase de extrema pressão psicológica. Daí a necessidade de um intérprete do porte de Day-Lewis.

Sally Field e Tommy Lee Jones encabeçam a extensa lista de coadjuvantes[1] e brilham em cada segundo que aparecem na tela. Menção honrosa para James Spader em uma divertida participação como um dos assistentes da presidência.

            Nem espetacular e nem espetaculoso. Ainda que cercado por qualidades técnicas e artísticas inegáveis Lincoln peca em não executar de forma satisfatória tudo o que se pretendia. Arrastado em determinados momentos e brilhante em outros o resultado é aquém do esperado.

Cotação: 7,5/10,0

Ficha técnica: Lincoln (USA, 2012). Drama histórico. Direção: Steven Spielberg. Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Fiel, Tommy Lee-Jones, David Stratahirn, Jared Harris, Tim Blake Nelson, Jackie Earle Haley, Soseph Gordon-Levitt. Duração: 150 min.



[1] Engrossada por nomes como David Stratahirn, Jared Harris, Tim Blake Nelson, Jackie Earle Haley, etc.