2.3
– Cores aliadas à fotografia para construção de clima.
Fotografia em
termos cinematográficos abrange tanto a angulação, jogo de câmera, também a
utilização da luz e o tratamento na cor do filme, tudo para passar um ou mais
significados ao espectador.
2.3.1 –
A fotografia de Seven – Os Setes Crimes Capitais
É inegável o caráter sombrio de Seven – Os Sete crimes capitais, de 1995, dirigido por David
Fincher. O tema, as formas mórbidas e inventivas de como os crimes são ligadas
aos pecados capitais e, logicamente, seu desfecho, remetem a algo macabro,
pesado, desolador.
Um dos elementos que mais acentuam tal fato é a
fotografia do filme, trabalho primoroso de Fincher ao lado do diretor de
fotografia Darius Kondji. Desde a primeira sequência já se estabelece a
atmosfera e a trama sombria na qual os personagens de Brad Pitt e Morgan
Freeman irão se aventurar.
O mundo sombrio de Seven tem a fotografia como um dos seus destaques |
Há também seu uso para
destacar cada um dos pecados. Como exemplo, no caso de “preguiça” o ambiente
encontra-se todo escuro. As luzes das lanternas dos policiais quando adentram o
local do crime são um feixe de cor naquele ambiente inóspito e a tentativa de
fuga de um mundo tão claustrofóbico. Mais que isso: destaca que a única luz que
está naquele local só pode vir de fora dele.
2.3.2- O tratamento da cor em O Resgate do Soldado
Ryan
O drama de guerra O
Resgate do Soldado Ryan, dirigido por Seteven Spielberg e lançado em 1998 revolucionou o tratamento da
cor em fotografia. Tal feito resultou no oscar de melhor fotografia para Janusz
Kaminski.
Para que o longa passasse o aspecto documental, de época,
utilizou-se a técnica de retirada de 60% da cor em laboratório resultando em
uma aparência pálida, em verde oliva, como uma fotografia envelhecida.
Outro resultado
propositalmente obtido com esse tratamento foi um maior destaque ao vermelho do
sangue dando ainda mais ênfase à violência e brutalidade da guerra.
Somando esses aspectos a outras formas de
linguagem, o filme estabeleceu parâmetros técnicos que são utilizados até hoje
para filmes de guerra.