sábado, 21 de abril de 2012

...CINEMA. OPINIÕES #23 - Guerra é guerra!


...CINEMA
Opiniões #23- Guerra é Guerra! (This Means War, 2012)
Por Marlon Fonseca



            Desde Sr. e Sra. Smith, comédias românticas de ação tem aportado aos cinemas. Curiosamente, a grande maioria com o tema espionagem como pano de fundo. Guerra é guerra é o mais novo filme do gênero e, mesmo sem ser brilhante, diverte. Não chega a ser tão bom como o filme estrelado por Jolie e Pitt, mas se sai melhor do que outros concorrentes como Encontro explosivo e o fraquíssimo Par perfeito.


            A história do filme é centrada em dois amigos espiões da CIA que, coincidentemente e ao mesmo tempo conhecem e se interessam pela mesma mulher. Resolvem então, fazer uma disputa entre eles para ver com qual ela ficará.

            Trata-se de um passatempo rápido e descompromissado onde não há qualquer resquício de profundidade. Os personagens são completamente imaturos e seus atos em grande maioria são moralmente reprováveis.

            Mas a graça do filme reside exatamente neste aspecto. A utilização do aparato da CIA para espionar o objeto de desejo dos espiões e atrapalha-los na disputa rende bons momentos, lembrando levemente o ótimo True Lies. Tanto as cenas e diálogos de comédia e ação são bastante divertidas, [1]ainda que, a parte de espionagem e ação seja ainda mais rasa.

            O trio de protagonistas composto por Chris Pine, Tom Hardy e Reesse Whitersponn está ótimo. Todos estão visivelmente se divertindo muito. Whiterspoon que vêm de uma série de papéis dramáticos e fortes está com uma leveza nunca vista[2]. Hardy que fora visto anteriormente como o taciturno lutador de Gurreiro[3] e este ano será o terrível vilão Bane em Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge apresenta um curioso lado sensível. Já Chris Pine repete a faceta de outros personagens, que interpretara anteriormente, com a competência habitual.

            O diretor MCG (de As panteras e do último Exterminador do futuro) nunca foi brilhante e aqui, pelo menos não atrapalha. Chega até mesmo a realizar um exercício de estilo em uma seqüência sem cortes interessante. O ritmo ágil do filme também conta á seu favor.

            O que acaba por prejudicar o longa é o fato de que, em um dado momento, ele começa a tomar partido de um dos lados dos amigos o que invariavelmente prejudica e enfraquece o outro, acabando por forçar algumas situações no final.

            Guerra é Guerra é aquele tipo de filme feito e que deve ser encarado apenas como entretenimento sem compromisso. É bem feito, os personagens cativam e não aborrece em nenhum momento. Peca em alguns aspectos mas no fim não prejudica o objetivo único: a diversão.
             

Cotação:  (3/5)

Ficha Técnica: Guerra é Guerra! (This Means War,USA 2012). Gênero: comédia romântica de ação. Direção: MCG. Elenco: Chris Pine, Tom Hardy e Reesse Whitersponn, Til Schweiger, Chelsea Handler. Duração: 97 min.


[1] Destaque para a hilária seqüência do paintball
[2] A atriz veio recentemente ao Brasil divulgar o filme.
[3] Primeiro filme a ser opinado no “Falando de...” em: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/01/opinioes-1-guerreiro.html