sexta-feira, 27 de julho de 2012

Dicas da Semana Especial Batman - Guia de Quadrinhos Importantes


Dicas da Semana Especial Batman – Guia de quadrinhos importantes
Por Marlon Fonseca




            O sinal reluzente que toma as noites de Gotham também aportou o nosso Dicas da Semana. Como hoje é a estréia de Batman – o Cavaleiro das Trevas Ressurge, continuamos com o nosso “Especial Batman” indicando as principais histórias em quadrinhos do homem morcego para quem as desconhece e deseja se aprofundar mais sobre o personagem em sua mídia de origem.


Batman Crônicas: Seguindo a linha da Marvel Masterworks (Biblioteca Histórica Marvel), a coleção crônicas da DC é uma série de encadernados contendo as primeiras histórias de seus personagens. Nela, o leitor poderá ter acesso à origem do Batman e de importantes personagens e vilões. No Brasil já foram lançados dois volumes.








Batman – O Cavaleiro da Trevas: Considerada por muitos a maior história do herói. Em um futuro alternativo criado por Frank Miller, um envelhecido Bruce Wayne ainda combate o crime. Violento e dotado de um texto inteligentíssimo, é um verdadeiro clássico dos quadrinhos.









Batman – A piada Mortal: A história que divide com O Cavaleiro das Trevas o posto de mais aclamada do herói. Alan Moore capricha no aspecto psicológico da relação entre Batman e Coringa, apresentando pela primeira vez, inclusive, a origem deste. Além disso, há um evento que se refletia até pouco tempo na cronologia principal do herói. Imperdível. Serviu como inspiração para O Cavaleiro das Trevas.






Batman – Ano Um: Também de Frank Miller. Esta Graphic Novel desvenda o primeiro ano do herói no combate ao crime. Foca também no relacionamento entre o Batman eo comissário Gordon, que tem uma trama à parte. Serviu de inspiração para Batman Begins e possui uma animação em longa metragem inspirada nela.









Batman Asilo Arkhan: Grant Morrison escreveu esta cultuada Graphic Novel onde os vilões tomam de assalto o Asilo Arkhan e o Batman tem que invadi-lo para restaurar sua “paz”. A batalha, porém, é mais psicológica do que física. Destaque também para a elegante arte de Dave Mckean.









O Longo dia das Bruxas: O vilão feriado cujo modus operandi é praticar crimes em feriados importantes, atormenta Gotham e a família mafiosa dos Falconi. Escrita por Jeph Loeb ela aborda ainda o relacionamento entre Batman, comissário Gordon e o promotor público Harvey Dent (que mais tarde se transformaria no vilão Duas Caras). Serviu de inspiração tanto para Batman Begins como para Batman – O Cavaleiro das Trevas.







A Queda do Morcego: Após o sucesso comercial de A morte do Superman, a DC decidiu fazer uma mega-saga com o seu mais bem-sucedido personagem. Nela, é introduzido o misterioso vilão Bane, que com um plano que resultou no esgotamento físico e mental de Batman quebra a sua coluna obrigando-o a achar um substituto. É um arco de histórias muito grande e que foi lançado e que pode se encontrado em uma série de três encadernados. Serviu de inspiração para o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.







Terra de Ninguém: Outro arco grande no qual a cidade de Gotham é atingida por um terremoto e fica sitiada. Caótica, ela passa a ser dividia por territórios demarcados por alguns dos vilões mais perigosos. Parece que o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge também terá uma leve inspiração neste arco.









Morte em Família: Uma das HQ´s mais polêmicas do herói. Em 1988 a DC comics promoveu uma votação entre os leitores para sela o destino do segundo Robin, Jason Todd. Em uma das histórias mais dramáticas e violentas da “carreira” do herói, principalmente no seu último ato, Jason é brutamente assassinado pelo Coringa.









Silêncio: Uma das sagas “modernas” mais famosos do herói com a fantástica arte de Jim Lee e roteiro de Jeph Loeb. E, um arco de doze histórias, todos os principais vilões do herói (e o Superman) aparecem. Mas o destaque mesmo fica por conta da primeira aparição do vilão Silêncio e o retorno do então falecido Jason Todd.









O Filho do demônio: História clássica do herói que se alia ao seu vilão Ra´s Al Ghul para investigar o assassinato da esposa deste. Nela, ele se envolve com sua filha, Thalia Al Ghul em um ato que repercute até hoje na vida do herói.









Batman e Filho: Encadernado que reúne o arco escrito por Grant Morrison que apresenta Damian o filho do Batman resultado do envolvimento com Thalia Al Ghul. Damian, dotado de uma habilidade e inteligência ímpar, mas de um temperamento explosivo e arrogante, atualmente é o novo Robin.









São muitas histórias ao longo de mais de sete décadas de vida do herói, mas estas são pedras fundamentais em sua história.

BOA LEITURA
BOM FINAL DE SEMANA
E BOM DIVERTIMENTO!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário