sábado, 26 de maio de 2012

...CINEMA. Opiniões #30 - Homens de Preto 3


...CINEMA
Opiniões #30 – Homens de Preto 3 (MIB3 – Men in Black 3, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca




            Iniciada em 1997, a franquia Homens de Preto retorna com seu terceiro filme tentando comprovar que ainda possui relevância ante a um mercado de blockbusters superaquecido.

            Passados dez anos após o irregular segundo filme, a trama mostra o agente J tendo que voltar ao passado, no ano de 1969, para evitar que um alienígena fugitivo mate o jovem agente K e o mundo seja dominado.

            A mistura de comédia, ação e ficção científica da série permanece intacta e equilibrada neste terceiro episodio, resultando em um filme bastante e de ótima fluidez. Um dos aspectos mais importantes da série, a curiosa dupla central formada pelo ultra carismático e brincalhão Will Smith e pelo sério e sisudo Tomy Lee Jones continua funcionando à perfeição e ainda contamos, dessa vez, com um acréscimo emocional no relacionamento entre eles muito bem trabalhado.

            Histórias com viagem ao tempo podem ser confusas e perigosas para um roteiro, pois se não bem cuidados pode resultar em algo cheio de “furos” de lógica, mas o roteirista do longa, Ethan Cohen, preferiu simplificar tudo para evitar este tipo de armadilha.Assim, a história flui bem e rapidamente.

            Além do elemento emocional á dupla central outra adição importante à série foi a entrada de Josh Brolin como o jovem agente K. Impressionante a caracterização que ele faz de um Tommy Lee Jones mais jovem, pois ele consegue aparenta-lo sem imita-lo, trazendo novos elementos à sua personalidade. A maquiagem também é impecável no sentido de transformá-lo fisicamente mais parecido com o veterano ator (que em razão da trama do filme pouco aparece dessa vez). Outra adição de pedigree é Emma Thompson como a nova chefe da Agênca, a agente O (Alice Eve interpreta a sua versão mais jovem mas aparece muito pouco no filme).

            Os efeitos especiais estão ótimos como sempre e o 3D, convertido, quando é perceptível apresenta-se de forma competente principalmente na seqüência vertiginosa do “pulo do tempo”.

            Um dos aspectos mais fracos da franquia reside em seus vilões. Todos são muito inexpressivos e sem muita presença. E não foi dessa vez. Boris, o animal, interpretado por Jemaine Clement é o melhor vilão da franquia até agora, mas ainda não foi dessa vez que a série apresentou um vilão marcante.

            Assim, Homens de Preto 3 é um filme muito bem feito, divertido e até emocionante. Dá um passo  adiante na relação de sua dupla central e mostra que a franquia tem fôlego para um quarto filme, desde que não demorem tanto tempo para fazê-lo.
            

Cotação:   (4/5)


Ficha Técnica: Homens de Preto 3 (MIB3 – Men in Black 3, USA, 2012). Ação, comédia e ficção científica. Direção: Barry Sonnefield. Elenco: Will smith, tommy Lee Jones, Josh Brolin, Jemaine Clement, Emma Thompson e Alice Eve. Duração: 106 min.




            

Um comentário:

  1. Excelente o ensinamento do filme de que quando uma coincidência acontece no universo ela pode permitir um incrível acontecimento como uma viagem no tempo que de certo. Ou seja última passagem do filme Pai/Filho (obs alguém sabe a marca do relógio que o pai deu para o filho) o problema da viajem no tempo. Que tem a discutida em todos os filmes de ficção falha espaço tempo. Tudo que aconteceu deixaria de acontecer, numa realidade alternativa provocada pelo viajante do tempo no novo futuro. #efeitoborboleta. Detalhes a parte alguém por aí gostaria de ser um arcaniano? Abraços a todos

    ResponderExcluir