quarta-feira, 7 de março de 2012

...SÉRIES. Opiniões #01- Episódio 2.11 - The Walking Dead.

...SÉRIES
Opiniões #01- Episódio 2.11 de The Walking Dead.
Análises de Flávio Dreux e Marlon Fonseca
Organização, Introdução e conclusão por Marlon Fosneca



Aviso! Aqui contém informações que podem estragar a surpresa de quem ainda não assistiu ao episódio!!!


Introdução:
Por Marlon Fonseca
        O objetivo principal do "Falando de..." é a participação dos amigos e leitores sempre. Ao ser abordado esta semana pelo nosso leitor e amigo Flávio Dreux com uma ideia sobra analise do 11º episódio da segunda temporada de The Walking Dead, inclusive com a sugestão de título, sugeri-lhe que ele mesmo a fizesse e compartilhasse conosco a sua opinião.
           No "Visões" sobre a série publicado na semana passada (vide link no fim de toda a postagem), fora falado que o maior atrativo é a dinâmica do grupo e a disputa pelo poder entre dois de seus membros. Coincidente e felizmente os episódios posteriores a essa publicação, a saber o 10º e o 11 focaram exatamente nisso.


Disputa de opiniões é o ponto alto da série


        Sendo assim segue abaixo a análise feita pelo leitor. Ao final desta tecerei alguns comentários.



"Hora de Separar o Joio do Trigo.
Por Flávio Dreux




Após o término do 11º episódio da 2ª temporada da série The Walking Dead (série esta que eu particularmente acho ser a melhor dos últimos 5 anos), faz-se necessário um olhar sob o estado atual em que o grupo se encontra.



Ao conseguirem abrigo na fazenda de Hershel, em virtude de Otis ter baleado Carl acidentalmente, o foco da série fica voltada para a recuperação do filho de Rick e Lori, além de também manterem o centro das atenções para o resgate de Sophia (que teve um destino brilhante dado pelo autor, uma vez que a menina esteve presa dentro do celeiro o tempo todo, mas já tendo virado uma zumbi), sem que ninguém soubesse da existência de zumbis dentro da fazenda.

Contudo, após ser descoberta o real paradeiro da menina, o foco da série volta novamente para o trio Rick, Lori e Shane, fazendo com que as histórias dos demais personagens não sejam devidamente exploradas.  O fato de Shane ser apaixonado pela Lori, além da liderança de Rick, faz com que Shane comece a ter conflito com alguns personagens, uma vez que estes não vêem Shane como um líder a ser seguido. Desta forma, Shane deixa seu lado emocional falar mais alto, sendo irracional em muitas das suas atitudes, sendo criticado por parte do grupo (Maggie, Lori, Glenn, Hershel e, especialmente, Dale).



Acredito que a trama da série não precisaria ficar sempre presa ao vínculo que envolvem estes três personagens. Sim, eles são os principais, e merecem destaque; mas isso não significa que os secundários precisem ser deixados de lado.

Acho que a morte do Dale neste 11º episódio serviu justamente para mostrar o quanto que há elementos ali poucos explorados. T-Dog, Andrea, Carol, Daryl, Glenn, pouco se sabe sobre estes personagens.  
Eu acreditava que a transformação da Sophia em zumbi pudesse fortalecer o papel da Carol e do Daryl dentro da série. Porém, os dois continuam afastados, fazendo com que algumas vezes até sejam esquecidos pelos espectadores.


O único personagem secundário que ganhou algum tipo de destaque nesta segunda temporada foi Glenn, com o envolvimento com a filha de Hershel, Maggie.  Mesmo assim, não foi algo que pudesse prender a atenção do espectador.

Talvez com o surgimento deste novo grupo (do qual o prisioneiro Randall faz parte), possa fazer com que os personagens secundários consigam maiores destaques.  Uma coisa parece ser evidente: se os personagens secundários não ganharem maiores destaques, provavelmente vão acabar morrendo para dar entrada para novos personagens, assim como aconteceu com o Dale.

              A partir do 10º episódio, fica evidente que o foco  da série parece ser a conquista definitiva da liderança. Shane já não aceita mais as ordens de Rick e articula junto com Andrea uma forma de afastá-lo dos demais membros. Não é de hoje que Shane busca uma forma de derrubar Rick. Prova disso é que na 1ª temporada Shane quase aproveitou uma oportunidade que teve para atirar em Rick, coisa que não o fez somente por que Dale presenciou a cena, fazendo com que Shane desistisse de atirar. Vendo o aumento do prestígio de Rick com os demais membros, principalmente com Hershel, Shane acredita que a melhor forma de conseguir impor seu método é afastando Rick e Hershel de uma vez por todas.

A disputa pela liderança se acentua a cada episódio


Uma coisa é certa: o “grupo” já não existe mais! Dale estava correto ao criticar neste 11º episódio a imposição da lei de que sobrevive quem é o mais forte. Dale peca em achar que o mundo pode voltar a ser como era antes, coisa que parece ser impossível no atual estágio em que se encontram. Mas Dale acredita que eles não devem perder o sentimento de compaixão com o ser humano, o que diferencia em relação aos outros animais.  Mas Shane também tem razão ao dizer que manter o sentimento de humanidade no estado que o mundo se encontra é arriscado, principalmente no que concerne a manter preso no grupo um indivíduo que já atentou diretamente contra a vida de Rick, Glenn e Hershel.

            Cabe agora ao Rick saber o que vai fazer: manterá o pouco de civilidade e compaixão que ainda sente pelo ser humano, ou agirá friamente pensando sempre em prol da sobrevivência do grupo?

            Chegou a hora de decidir se a esperança num futuro melhor ainda existe, ou se chegou o momento onde o único instinto que eles devem preservar é o da sobrevivência."




Comentários finais e Conclusão:
Por Marlon Fonseca

A Relação do Grupo em Walking Dead é um "barril de pólvoras" e este episódio dá um passo á frente para a relação ficar ainda mais conturbada. Cada situação é motivo para tensão e disputa pela liderança entre Rick e Shane. Uma coisa já é certa: não vai terminar bem. Não tem jeito.
O Episódio foi extremamente interessante ao mostrar todos os personagens debatendo acerca do destino do jovem intruso. Ambos os argumentos tem fundamentos fortes. Se de um lado deveria se sacrificar o rapaz para manter a falsa sensação de "segurança" do grupo no outro havia a preocupação de, ao fazê-lo, caminhar-se ainda mais para a perda de humanidade. Faltou á Dale, defensor árduo da segunda opinião, destacar que esse "Tribunal" formado abriria um sério precedente que, no futuro, poderia voltar-se contra membros do próprio grupo.
Por falar em perda de humanidade está sendo assustadora (e, diga-se lá, irritante) a mudança de personalidade de Carl que parece estar mais tendendo ás opiniões de Shane do que de seu próprio pai. Porém, o seu arrependimento ao observar as consequências de um dos seus atos podem ser a sua salvação no futuro.

As consequências deste ato impensado e imaturo afetaram o destino do grupo
Por fim, a morte de um dos personagens que sempre apelava ao lado humano do grupo pode desequilibrar ainda mais a balança para o lado mais racional e prático. Porém, o possível arrependimento de Carl e a volta ao lado emocional de Andrea podem equilibrar tudo de novo. Ou não.








 Quer ler uma visão geral sobre a série feita aqui no blog? Acesse :http://blogdofalandode.blogspot.com/2012/02/series-de-tv-visoes-01-walking-dead.html

23 comentários:

  1. Achei o episodio 11 o mais pesado emocionalmente falando até agora. A morte do Dale irá trazer fortes mudanças na série, pois assim como foi comentado, ele era a pessoa mais centrada do grupo. Grupo esse que já se encontrava rachado e agora parece que ira complicar de vez.

    Enfim, gosto muito de Walking Dead, apesar de ser bastante diferente das HQs. Condidero a série como uma visão mais humana do autor sobre sua obra e tenho que admitir. Ficou excelente.

    Parabêns pelo blog, Marlon.

    ResponderExcluir
  2. Opa Marcos primeiramente obrigado e bem-vindo ao blog.

    De fato. Eu sempre bato na tecla que os zumbis são os menores dos problemas do grupo e isso a cada dia aumenta.

    ResponderExcluir
  3. Ta Legal Marlon, sempre quando Posso dou uma olhada aqui , Gosto pra caramba de Filmes , séries , e btudo relacionado, sempre vendo alguns comentários , e assistindo para conferir , Muito essa série , parei no episódio 8 , da 2ª temporada , mas não vejo a hora de baixar e pegar o resto... Muito Bom ! Parabéns a Vocês pela iniciativa.

    Dedé ,

    ResponderExcluir
  4. Opa Dedé! Seja bem vindo tb! Espero vê-lo novamente por aqui!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  5. Pode Esperar , Bem legal isso , quando Postar novidades e lançar no Facebook se der me seleciona lá para eu sempre ver as novidades, Grande abraço !

    ResponderExcluir
  6. Marlom, a questão da personalidade do Carl é muito interessante.

    Ele é um garoto que ainda está na fase de formação de personalidade. Em nossa sociedade normal ele já passaria por mudanças, indo do 8 ao 80. Imagina se ele tivesse que lidar com um mundo completamente diferente, onde precisa aprender a atirar, a ser forte, a não ter compaixão em muitos casos.

    Ele vai desenvolver uma personalidade muito diferente da do pai, mais dura, mais insensível, mais adaptada à realidade. Isso é um terror para o Rick, que ao perceber que o garoto queria a morte do Randall, viu o quanto desumano o ato era.

    Inclusive esse desenvolvimento é um ponto abordado nos quadrinhos e que vale longas horas de discussão. Quem está correto, o pai por querer ensinar um pouco de civilidade ao filho, ou o filho que simplesmente desenvolve um comportamento que se adeque ao mundo atual?

    ResponderExcluir
  7. E sobre a série em sí, posso fazer um último comentário: esqueçam os quadrinhos.

    A série já tomou um caminho diferente da versão original, e que não tem volta(até a morte de Sofia e Dale dava, mas agora é impossível). Querer comparar a série com os quadrinhos antes era comparar duas formas de passar uma história, em mídias diferentes. Agora é comparar duas histórias diferentes.

    Você pode preferir uma em relação à outra. Mas só poderá avaliar bem a série se não comparar com os quadrinhos. E acho que é inclusive por isso que tem muito fã dos quadrinhos chiando com a série.

    De minha parte, tenho gostado bastante. Azar de quem não está gostando.

    ResponderExcluir
  8. Opa Rafael bom ter vc finalmente comentando por aqui. Seus comentários foram bastante pontuais. Sobre a personalidade do Carl acho que o Rick e a Lori são culpados pois estão deixando "correr frouxo" dando amrgem ao jovem, que como vc falou, está em fase de desenvolvimento de opinião em um mundo devastado,sofrer diversas influências.

    Enfim, acho que o que ocorreu ontem por ter sua responsabilidade indireta vai afetá-lo. Se pro bem ou pro mal só o tempo dirá.

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos! Marlon parabéns pelo Blog! Muito legal!

    Os comentários já existentes dizem bastante do que eu poderia dizer.

    Então direi apenas algumas opiniões. Acho mesmo que na segunda temporada a questão do desaparecimento da Sophia se esticou demais. Poderia ter sido mais rápida a definição. Até mesmo nas HQs o ritmo está bem lento. As reviravoltas maiores demoram a acontecer. Acho que foi para que a série pudesse ter a chance de aprofundar mais alguns personagens, mas mesmo assim, foi muito lento. Frank Darabont queria aprofundar os personagens, inclusive contando as histórias de alguns zumbis, ou seja, a história de algumas pessoas antes de se tornarem zumbis. Como a história da zumbi que aparece no primeiro episódio, contada por meio de alguns websodes. Esta é uma boa ideia, na minha opinião.

    A morte de Dale por exemplo, que foi sempre muito atuante nas questões sobre a humanidade dos sobreviventes, foi colocada para chocar, assim como acontece nas HQs. Isso cria um clima de perigo real para nós, que assistimos, e que passamos a gostar dos personagens. E eles morrem sem dó nem pena.

    Realmente a série precisa mesmo ser difeente das HQs, por que se fosse ao contrário, não nos surpreenderia. Quem segue as HQs e a quem fosse ter acesso a elas por conta da série.

    O Rafael Oliveira Lopes tem razão, estamos comparando duas histórias diferentes agora, e faço uma aposta aqui.

    Acho que a série está preparando o Shane para ser equivalente ao governador das HQs. Se a série é diferente das HQs, por que precisa ser mesmo, então acho que é isso o que vai acontecer.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Roberto bem-vindo ao blog e espero vê-lo novamente. Muito bons os seus comentários.

    O Governador aparecerá na terceira temporada e há boatos de que o Shane não termina este vivo...veremos...

    ResponderExcluir
  11. Roberto, a minha aposta é a seguinte:

    Não teremos os arcos da prisão. Da fazenda de Hershel, iremos direto ao arco do governador. Tanto que os personagens mais relevantes ao arco da prisão nem existem.

    E o governador pra mim não será o Shane. Será o Merle Dixon, irmão do Daryl. Ele terá inclusive mais um motivo pra cortar a mão do Rick. =)

    E essa galera aí já é a galera do Governador, pra mim.

    *******

    E um último comentário sobre a morte do Dale: ela também simboliza algo forte: por mais que precisemos lutar para manter a humanidade, ela não é suficiente para a sobrevivência nesse novo mundo. A morte dele pode até ser interpretada como a morte do mundo antigo.

    ResponderExcluir
  12. Bom, de acordo com a opinião do Rafael eu sou um dos azarados que não está gostando muito da série.
    Gostei bastante dos episódios 9 e 10 que pareciam ter trazido novo fôlego à serie. Mas... depois desse 11 volto a perder as esperanças.
    Não adianta, pra mim a série é irregular pra ruim. Eu fui cometer o ato de ler as HQs... fazer o quê ?
    Agora, eu só queria que o pessoal falasse aí COMO a Sophia foi parar dentro de um celeiro que estava trancado sendo que, de qualquer modo possível que ela aproximasse ela ia saber que o lugar tava cheio de mortos vivos. E NINGUÉM SABIA que ela estava lá.
    A cena da revelação foi chocante e tal, mas ninguém se tocou de pensar no que diabos aconteceu !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim... éla nao se tornou zumbi no celeiro , e sim em outro local qualquer na selva... como o pessoal da fazenda capturava os zumbis e guardavam no celeiro... por sorte (ou azar kkk) u desses zumbis capturados .. foi a sophia .... tadinha kkk éra namoradinha do carl kkk agora ficou forever alone :P xau

      Excluir
  13. Valeu Marlon, obrigado!

    Rafael, também é uma alternativa. Mas fico pensando o seguinte.

    Com o Shane querendo se livrar do Rick, por vários motivos, questionando sua liderança e sua capacidade, e se achando mais capaz de proteger a Lori, o Carl e o bebê, ele também quer a liderança.

    Sua visão das coisas também é uma forma de liderar, pois visa somente a sobrevivência. Sem escrúpulos. Muitos poderiam se identificar com esta visão.

    O Merle é uma boa lembrança, mas não vi nele capacidade de liderança. Também, ele sumiu da série lá no início. Mas realmente é uma ótima lembrança.

    Não sei se na série teremos a morte dramática da Lori com o bebê nos braços, como foi na HQ. Mas isso seria motivo para Shane abandonar o grupo e tentar mostrar sua visão das coisas com outras pessoas.

    Quanto a morte de Dale, concordo contigo. Mas é interessante o fato de que Rick, por mais que se esforce para ajustar seus princípios ao novo mundo, ele não consegue. Carl aparecendo no celeiro e pedindo para que ele executasse o prisioneiro, foi demais para ele, e o fato de não conseguir puxar o gatilho para poupar Dale do sofrimento mostra isso.

    Acho que Rick ainda vai tentar manter sua humanidade por algum tempo. Talvez para que a morte do Dale não seja em vão. Mesmo assim, ele é capaz de matar para defender seu grupo, com o "desconfiômetro" ligado no máximo. Vide o tiroteio no bar da cidade perto da fazenda do Hershel. Shane antogoniza completamente o Rick, não hesitou em sacrificar o Otis. Ele também lidera de certo modo. Também tem estômago para tomar decisões.

    Aposto que a série será mais dinâmica na terceira temporada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Roberto, acho a sua hipótese válida também. E provavelmente só descobriremos na terceira temporada quem acertará(se alguém acertar :-P).

    Unknown, vale lembrar uma coisa: A Sofia não precisava necessariamente ter entrado no celeiro. O Otis não fazia idéia de quem era ela e pode a ter recolhido no Celeiro, como todos os outros zumbis. Existe um intervalo de tempo entre Sofia ter se perdido e o Carl tomar o tiro(coisa de uns 3 ou 4 dias). Nesse tempo ela morreu, virou zumbi, e foi recolhida por Otis.

    ResponderExcluir
  15. (Mas o pessoal do celeiro não eram só os parentes do pessoal da fazenda? Então eles saíam catando TODOS que achavam...?)
    E você diz que o Otis recolhe uma guria que não sabe quem é e põe no celeiro. Daí aparece um pessoal procurando uma guria e ele não fala nada, não liga os pontos e deixa por isso mesmo... forçou, né?

    ResponderExcluir
  16. Não sei se é "forçar" ou não mas a interpretação que eu tive na hora foi a mesma que a do Rafael. E não eram somente os parentes. Lembram que o Rick ajudou o Hershell a levar um zumbi encontrado por eles ao celeiro e foi ali que degringolou tudo?

    Mas o Cândido observou bem o fato de o Otis não ter se pronunciado sobre a menina. Ele pode ter feito isso para não revelar o segredo do celeiro.

    Enfim, qualquer seja a explicação bato palmas pro sétimo episódio. A revelação do destino da Sophia foi uma das coisas mais emocionais, corajosas e fortes que vi em qualquer mídia.

    A morte do Dale por conseguinte é mais um "soco no estõmago" na humanidade já abalada do grupo.

    Estou muito felz em ver a galera debatendo aqui!

    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  17. Isso mesmo, Marlon.
    SE considerarmos que o Otis fez o que fez, ele COM CERTEZA não ficaria quieto (por que, pelo menos pra mim , o personagem não foi caracterizado como alguém burro ou com deficiência mental). Ele falaria , pelo menos, aos seus, mesmo que pra ver o que deveria ser feito... ou, na hipótese mais remota, de não levar sozinho a responsabilidade por qualquer decisão - ou falta de.

    Mas eu digo SE o Otis fez o que fez. Porque se tiver acontecido assim eu já considero falha do roteiro que tais acontecimentos não tivessem sido nem ao menos sugeridos em algum nível.
    Foi o acúmulo desse tipo de mancada que afundou séries como Lost, por exemplo.

    - a propósito, eu sou o Unknown. É que eu não tinha configurado o perfil ainda -

    ResponderExcluir
  18. O Rafael e o Marlon estão corretos.

    O Otis não sabia mesmo quem era a Sophia. Ele tinha a tarefa de recolher os zumbis que apareciam na fazenda o colocá-los no celeiro.
    Hershel disse que ele tinha experiência nesta tarefa quando Rick, respeitando o Hershel e suas convicções, levou um dos zumbis para o celeiro. Sophia ainda não estava lá, pois quando descobriram que o celeiro estava cheio de zumbis, o grupo não viu Sophia lá. Quando chegaram na fazenda, chegaram já sem a Sophia. E se não me falha a memória, Carol diz a Daryl no episódio Cherokee Rose que não tinha fotos de Sophia. Acho que vi isso em algum episódio. Acho que foi neste aí que citei.

    Ela se transformou em zumbi e perambulou até chegar perto da fazenda. Tem uma pequena cidade perto da fazenda, não deve ter sido muito raro o aparecimento de zumbis por lá.

    ResponderExcluir
  19. Tá então... peraí...!

    Colocaram uma garota dentro do celeiro DEPOIS de chegar um monte de gente procurando por uma garota e ninguém somou dois mais dois ?

    Ficou pior ainda...

    ResponderExcluir
  20. Cândido, pode até ser, mas Ottis pode ter respeitado as convicções de todos na fazenda, principalmente as do Hershel, e colocado uma garota lá, mesmo sabendo que poderia ser a Sophia.

    Eles perceberam que o grupo não poupava zumbis.

    Vou ver se consigo dar uma olhada nestes episódios... Deve ter algo que me esqueci. Pois seria um erro muito idiota, SE for verdade...

    Abraço.

    ResponderExcluir