terça-feira, 6 de março de 2012

...GAMES. Opiniões #04- Street Fighter x Tekken


...GAMES
Opiniões #04 – Street Fighter x Tekken
Por Marlon Fonseca





            O embate entre lutadores de duas das maiores séries de luta da história dos games enfim chegou.Produzido pelo simpático Yoshi Ono[1] que trouxe de volta a série Street Fighter nesta geração com o consagrado Street Fighter 4 e suas edições, Street Fighter X Tekken estava sendo esperado por vários fãs de todo o mundo.

 Esta na verdade será a primeira reunião das franquias. Enquanto este Street fighter x Tekken é focado mais nos gráficos e jogabilidade 2D da série da Capcom, está sendo produzido e será lançado em breve Tekken x Street fighter, que utilizará os gráficos e jogabilidades 3D da série da Nanco.






Usando a Engine de Street Fighter 4 e Marvel vs. capcom 3, os gráficos, assim como nestes jogos, seguem a linha de animação e estão belíssimos com personagens grandes e detalhados, animações e movimentações caprichadas e a expressão dos rostos bem marcantes e estilizadas. Já os cenários estão variados e detalhados (um dos destaques é o inspirado no filme Jurasick Park - impressionante a quantidade de detalhes e elementos se mexendo na tela).

A Jogabilidade é a já velha conhecida dos jogos de luta da Capcom.. O jogo é atrativo para qualquer jogador seja o iniciante que só quer se divertir ou aos mais hardocres que pretendem dominar todas as técnicas e lutadores. O ritmo é mais cadenciado, ao estilo de Street Fighter do que nas batalhas alucinadas da série Marvel Vs. Capcom. Herdados da série Tekken estão o tag system e os "agarrões" manuais. Personagens podem ser trocados no meio de um combo, fazendo com que tais combinações sejam bastante variadas. Uma observação importante a ser feita é, que apesar de tratar-se de lutas em duplas (tag team), quando a barra de energia de um jogador acaba termina o round, fazendo com que as trocas entre lutadores seja constante para que isso não ocorra.



O jogo porém, ainda apresenta novidades importantes. A mais destacada é a utilização de gems. Elas adicionam vários boosts ao seu lutador seja defensiva ou ofensivamente e só podem ser utilizados caso se alcance certos parâmetros em uma luta como, por exemplo, atacar ou bloquear 5 vezes em um round. Barras de poder. Há também o Pandora mode que funciona da seguinte formase algum dos personagens da sua dupla estiver com apenas 25% de energia para terminar ele poderá "sacrificar-se" e o lutador restante ficará por um tempo mais forte e poderoso. Para isso deve-se pressionar o direcional para baixo duas vezes mais os botões de soco e chute médio. Este modo serve para tentar reverter uma luta quase perdida, porém se o gamer não conseguir derrotar o adversário neste espeço de tempo ele perderá a luta imediatamente conforme veremos abaixo:



A Barra de poder ao canto da tela é única, contendo três blocos, mas pode ser utilizada das mais variadas formas: com um bloco pode-se realizar os quick combos pressionando os botões L3 ou R3 que, conforme o nome já diz, permite uma sucessão automática de combos (pdoem ser personalizados no menu customise), com dois blocos completos pode-se executar o Super Art golpe epecial que varia de personagem parta personagem. Com a barra completa executa-se o Super Cross com direito á um super combo ou um fortíssimo golpe especial e uma animação espetacular em close tal qual o Super Combo Finishes de Street Fighter 4.

Os modos ArcadeTrials (contendo Challenges e Missions), Endlesse Batlles e Online estão presentes no game. No Online temos as já comuns customizações e cards dos jogadores e as Fight requests inauguradas em SF 4. Há também a opção de salvamento e visualização de replays. Ainda houve a inclusão da possibilidade de treinamento online e o Endless Match Battles onde o jogador enfrentará sucessivas partidas não ranqueadas onde o Spectator Mode retorna dando ainda mais o saudoso "ar de disputa nos fliperamas" . Por fim, o Scramble Battle permite partidas online de até 4 jogadores simultâneos tal qual no modo versus. Nas partidas testadas, foi percebido um certo lag e inconstância (inclusive contra brasileiros), prejudicando, inclusive o som e os efeitos sonoros, o que atrapalha o desenrolar das lutas, o que deve ser corrigido imediatamente para não estragar a diversão.


Os modos Arcade, Versus, Trial (Challenges e Missiondispensam apresentações para quem já conhece os jogos de luta da Capcom mas o diferencial é que desta vez no Versus podem jogar até 4 lutadores simultaneamente. Já o Mission Mode consiste em lutar contra os oponentes sobre certas circunstâncias tais como, por exemplo,  vencer usando apenas golpes normais. Os Challenges estão de volta para desafiar os mais intrépidos jogadores. Por fim no Arcade Mode temos a história do jogo onde um meteoro contendo a caixa de Pandora cai na terra e todos os lutadores enfrentam-se pelo seu poder. Podem jogar até dois jogadores simultâneos nesta modalidade.




Presentes no embates estão os seguintes lutadores:
Street Fighter: Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Abel, Cammy, Sagat, Dhalsim, Poison, Hugo, Ibuki, Rolento, Zangief, Balrog, Vega, Juri, M. Bison e Akuma.

Tekken: Kazuya, Nina, King, Marduk, Bob, Julia, Hwoarang, Steve, Yoshimitsu, Raven, Kuma, Heinachi, Lili, Asuka, Law, Paul, Jin e Ogre.

E exclusivos para o PS3 e o Vita: Cole Mcgrath (da franquia Infamous), Toro, Kuro, Mega-man e Pac- Man.
Obs: A Versão do Vita ainda não foi lançada e contará com 12 novos lutadores incluindo o nosso compatriota Blanka.


           A espera da união destas duas franquias enfim chega ao fim com um jogo repleto de modalidades e opções. Unindo características de ambas as séries e adicionando novas opções, trata-se de mais um excelente jogo de luta a ser lançado nesta geração de consoles. O modo online vai manter os jogadores fiéis por muito tempo e os trials "entreterão" os jogadores mais hardcore, pelo menos, até o lançamento de Tekken x Streer Fighter.


Cotação:

Ficha técnica: Street Fighter X Tekken. Luta. Plataformas: PS3 , XBOX 360 e futuramente PS Vita. Produtora: Capcom e Nanco Data de Lançamento: 06 de Março de 2012. Versões testadas: Playstation 3 (Normal Sulamerciana e Special Editon Americana)




Versões Testadas:


Regular Sulamericana:


       Para os entusiastas em regionalização a versão sulamericana que será comercializada no Brasil vem com capa, manual em português mas infelizmente não contém menus e legendas com a nossa língua.







Edição Especial:

            A “Special Edition” vendida nos EUA por apenas dez dólares a mais do que a comum e contém:
 - Uma cópia do jogo.
 - Uma miniatura de cabine de arcade.
 -Uma prequel da história do jogo em Quadrinhos
 -Um livro com a arte do jogo
 - 36 Gems Power-ups







[1] O autor teve o prazer de conhecê-lo e “trocar uma idéia” com ele na Brasil Game Show do ano passado.

2 comentários:

  1. Só uma correção: o cenário com dinossauros que você citou não foi baseado em "Jurassic Park", mas sim na série de jogos "Dino Crisis" da própria Capcom, que tem dois jogos no Playstation One e o terceiro no X-BOX original: http://en.wikipedia.org/wiki/Dino_Crisis

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Muitíssimo bem lembrado Fabrício. Mas os elementos do cenário tb lembram o filme. Abs e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir