A linguagem cinematográfica da cores parte 2
2.2 – A cor como estado
de espírito dos personagens
2.2.1 – As roupas de Kay
Corleone na trilogia “O Poderoso Chefão”
A trilogia “O Poderoso
Chefão” além de ser uma das maiores obras cinematográficas de todos os tempos é
um exemplo rico das mais variadas utilizações da linguagem cinematográfica.
Em uma delas, há a utilização de cor e vestuário para
demonstrar o estado de espírito da personagem Kay Corleone (Diane Keaton),
esposa de Michael Corleone (Al Pacino) ao longo da trilogia.
Em suas primeiras aparições, Kay se destaca dentre a
família Corleone utilizando-se de figurinos em tons laranja ou vermelhos
contrapondo-se aos tons escuros utilizados pelos demais membros da família.
Aqui quer se destacar a vitalidade, alegria da personagem além de mostrar a sua
diferença entre o clima e universo sombrios dos Corleone. Kay é um elemento
díspare desse universo.
Porém, à medida que
Michael toma as rédeas dos negócios da família e a leva para dentro desse
universo pesado, a própria passa a incorporar tons mais escuros em seu
figurino. A mensagem é clara: sua vitalidade e alegria estão sendo sugadas.
Em
uma sacada genial, ao fim da segunda parte da trilogia há uma cena onde Kay, já
decidida a se separar de Michael, encontra-se costurando um vestido de cor
alaranjada ou avermelhado simbolizando a retomada da sua vida e vitalidade
naquele momento.
Porém, na parte da final da trilogia, temos Kay
utilizando-se de figurinos em tons mais pastéis, sugerindo que, ainda tendo ser
tornado uma mulher mais forte, a tristeza e escuridão que presenciou por todos
aqueles anos a marcou para sempre.
Fontes:
[1]
http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/?p=517
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