SÉRIE
A LINGUAGEM DO CINEMA
APRESENTAÇÃO
e
INTRODUÇÃO
Apresentação
Estamos
retomando o nosso trabalho no blog e para reinicia-lo traremos uma série de
textos sobre a linguagem cinematográfica.
Esta
série é fruto dos estudos celebrados em 2013 e 2014 nos cursos de forma e
linguagem e critica cinematográfica, ministrados pelo crítico de cinema Pablo
Villaça e de projeto experimental do curso de Jornalismo da Estácio de Sá,
coordenado pela Professora Ana Lúcia de Morais.
Introdução
Desde
A chegada do trem à Estação do Irmãos
Lumiere, o cinema vem encantando multidões. Trata-se de um dos produtos
midiáticos e culturais mais consumidos no mundo.
Com
o passar dos anos as técnicas empregadas foram evoluindo, permitindo aos seus
realizadores uma gama de artifícios para expressar a sua visão e a sua arte. O
cinema possui uma linguagem complexa compreendendo diversos tipos de linguagem
dialogando entre si.
Como
produto narrativo e audiovisual que é, utiliza-se dos mais variados recursos
para o desenvolvimento e apresentação de sua história.
Pelos
preceitos apresentados pela Semiótica, linguagem é um sistema de signos,
representações cujo objetivo é a criação de um sentido, um meio de comunicar. O
cinema utiliza-se dos mais variados meios comunicacionais. Além da imagem, do
som, as emoções dos atores, as linguagens mais perceptíveis para o grande
público, há também a utilização das cores, a cenografia, o vestuário.
Tudo
que está sendo mostrado na tela está passando informação, está promovendo
sentido. Um objeto no cenário pode estar dando pistas do que está por vir, o
vestuário de um personagem pode revelar traços importantes de sua personalidade
e estado de espírito, a utilização frequente de uma cor pode ser muito mais do
que exercício de estilo.
A
capacidade de apreciação e compreensão de um filme por parte do espectador vai
depender de quanto ele está preparado para a leitura desses diversos signos.
Tudo o que está presente em cena está passando uma mensagem ao espectador |
A
linguagem cinematográfica, ante todo o exposto acima é um conjunto complexo de
signos e significados. A leitura de um filme, portanto, é atividade mais
complexa do que se imagina. O espectador é exposto a toda sorte de signos e
significados. “Ler” um filme é atividade muito mais complexa do que o
imaginado.
O
presente projeto é um estudo dos mais variados aspectos da linguagem do cinema.
Escolhendo três dessas linguagens, traremos exemplos de como estas foram
utilizados por diversos cineastas ao longo dos tempos.
Com
essa série que se inicia, pretendemos trazer informações e curiosidades aos
leitores e celebrar uma troca agradável de experiências e conhecimento.
Contamos
com vocês!
Não vejo a hora....
ResponderExcluirNão vejo a hora....
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