quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

...CINEMA. Opiniões # 87- Blue Jasmine

...CINEMA

Opiniões #87  - Blue Jasmine (USA, 2013)

Por Marlon Fonseca


            Mantendo a tradição em escrever papeis femininos memoráveis, Woody Allen traz em seu novo filme Cate Blanchett no papel de Jasmine, uma ex-socialite de Nova York que após um colapso em decorrência da falência da família, ante a descoberta de golpes de seu marido, tem que ir morar com a irmã em um bairro humilde em São Francisco.

            Trata-se de um trabalho onde o humor é mais sútil, muito menos escrachado e/ou fantasioso que o diretor costuma utilizar. O filme tem tons mais dramáticos e até melancólicos.

            Há, também, na montagem e roteiro, uma utilização incomum nos longas de Allen, que é a alternância entre passado e futuro, construindo, assim toda a história da protagonista aos poucos.

.           Uma das personagens mais interessantes criadas pelo diretor nos últimos anos, Jasmine, na verdade, é uma mulher que tanto no presente como no passado, reluta em aceitar a realidade, nunca a confrontando de perto.

Jasmine e Ginbger: duas formas diferentes de encarar a vida

            Do outro ponto da história sua irmã Ginger (Sally Hawkins) sente-se feliz com a sua vida simples que, o que leva Jasmine erroneamente a encarar como “conformismo”.

            Cate Blanchett e Sally Hawkings sem dúvidas são o forte do filme com suas atuações e com certeza estarão cotadas para as premiações vindouras.

             O aspecto negativo mais forte do filme é o seu ritmo bastante irregular.

            Ancorado principalmente na brilhante personagem que criou e na excelência do desempenho de sua atriz principal, Blue Jasmine é um bom trabalho ainda que, como filme em geral, não alcance a maestria das melhores obras do diretor.

Cotação: 7,5


Ficha Técnica: Blue Jasmine (USA, 2013). Direção: Woody Allen. Elenco: Cate Blanchett, Sally Hawkings, Alec Baldwin, Andrew Dice Caly. Duração 98 min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário