quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cenas de Cinema Especial - O Batman de Nolan


Cenas de Cinema Especial – A versão de Christopher Nolan para o Batman.
Por Marlon Fonseca



            Ante ao fiasco de Batman e Robin, o estúdio Warner (detentor da DC comics e, em razão disso, dos direitos do Batman), ficou sem saber como abordar novamente seu lucrativo e popular personagem nos cinemas.

            Depois de muitos projetos, especulações, fora anunciada a contratação do então ascendente diretor inglês Christopher Nolan para a produção de que prometia uma nova versão do personagem intitulada Batman Begins. Conforme o nome indica, a origem do personagem foi retratada sob outro enfoque, da forma mais realista possível, dando assim início a uma nova fase do homem-morcego nos cinemas.

            Nunca esquecendo o desenvolvimento dos personagens, o filme aborda os anos de treinamento que Bruce Wayne se impôs para a sua formação como combatente ao crime. E mesmo tomando liberdades criativas e inovando em muitos aspectos, é visível a inspiração de histórias e sagas clássicas como Batman: Ano Um e O Longo dia das Bruxas.

            Assim, sob esta ótica, o público e os fãs tiveram contato com o Batman mais palpável e fiel possível (a atuação marcante de Christian Bale faz toda a diferença). Um Batman que inflige medo aos adversários, determinado e atormentado pela escolha de vida que faz. E sua primeira aparição no filme, impondo sua voz grossa e visual assustador para um bandido fez os fãs enlouquecerem e constatarem estar diante do personagem de fato.

O medo, aliás, é uma das subtramas mais claras e interessantes do filme. Afinal de contas, e em uma cena já clássica que lembraremos agora, Bruce Wayne explica ao Alfred o porquê de vestir-se de Homem-morcego: “Morcegos me assustam. Está na hora de meus inimigos partilharem desse pavor”. A utilização do Espantalho como um dos vilões só reforçam esta ideia.

          Em razão do merecido sucesso de Batman Begins, sua continuação imediatamente passou a ser prioridade da Warner e foi objeto de demanda por todos. E, quando finalmente lançada em 2008, se apresentou não somente superior ao primeiro filme como uma das maiores obras do cinema.

         Assumidamente inspirado em Fogo Contra Fogo de Michael Mann (e observa-se esta inspiração principalmente em sua estrutura narrativa e ligação entre os personagens), Batman- O Cavaleiro das Trevas é cercado de infinitas qualidades. Trata-se de uma das grandes obras do cinema moderno indo muito além do gênero “filme de super-herói”.

            Com mais liberdade criativa e orçamento, Nolan orquestrou mais do que um filme de ação. Trata-se de um drama policial ambientado em sua Gotham City realista. O cuidado ao tratamento e ligação entre todos os personagens é ímpar, fruto de um roteiro extremamente bem trabalhado.

            E não dá para falar deste filme sem falar da presença marcante do Coringa. Em primeiro lugar destaca-se a assombrosa atuação de Heath Ledger. Toda a sua composição (voz, gestuário, etc) para o personagem é impecável ao ponto de já nos primeiros minutos de projeção ele “sumir” por detrás do personagem. Além disso, a visão do Nolan sobre o palhaço do crime e seu relacionamento é claramente inspirada em uma das mais clássicas histórias do homem-morcego, a Graphic Novel A Piada Mortal. Nela, Batman e Coringa são lados de uma mesma moeda. Um não vive sem o outro. “Você me completa” diz o Coringa na fantástica seqüência de interrogatório na delegacia de Gotham.
           
            Um filme marcante que termina com Batman se tornando um renegado e encarando o peso de suas escolhas.

            Estriou na semana passada nos EUA e chega neste fim de Semana no Brasil O Cavaleiro das Trevas Ressurge que encerra esta visão do Nolan que marcou a história do Batman e do cinema.


2 comentários:

  1. Como esse texto casou com perfeição meu sentimento do momento. Eu, ontem, revi BATMAN BEGINS e, só agora, perceo que fui tomado por um turbilhão de sentimentos de uma maneira que não percebo ha muito. Estou poucas horas de rever O Cavaleiro das Trevas (estou seguindo as dicas do Borgo e preparando o terreno para melhor apreciação do novo longa. Embora minha intimidade com o filme seja tamanha que me permite "prever" a cena e diálogos seguintes) e ler esse especial teve grande significado, porque, diante das inumeras assistidas nos dois longas citados, ficamos no automático (ao menos eu fico ontem ao ver o Begins) e acabamos deixando passar um tom de voz, um olhar, uma intenção oposta a dita em algum diálogo etc. Detalhes. Mas é bom quando algo nos puxa pra dentro da história e nos faz reavaliá-la.

    Muito bom, cara!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto para a melhor trilogia da história dos cinemas.The Dark Knight Rises fecha com perfeição uma história com começo,meio e fim.parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir