terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tecnologia #01 - Filmes On Demand


Tecnologia # 01 – Filmes on demand[1]
Por Marlon Fonseca




            Atendendo á pertinente solicitação do leitor e amigo Rafael Mansano, vamos tratar de uma nova forma de assistir filmes: o sistema de filmes on demand.

            Até pouco tempo atrás Cinema, Televisão e locadoras de filmes eram a única opção para se assistir a um bom filme. Com a modernidade e a facilidade da internet uma nova opção surgiu há alguns anos: o vídeo on demand. Trata-se de uma sistema de aluguel e venda de filme através da grande rede.

            Através do sistema de streaming (transmissão), não há necessidade de fazer o download do filme para depois vê-lo. O usuário do sistema assistirá ao filme desejado na mesma forma e tempo em que ele vai sendo carregado.

Popular no EUA há algum tempo, esse serviço entrou de vez no mercado nacional ano passado.

            O mais conhecido é o Netflix. Pelo seu PC, PS3, Xbox 360, Nintendo Wii ou Blu-ray (nem todos aparelhos de blu-ray constam esse serviço) e com o pagamento de uma taxa mensal de R$ 14,90 (o primeiro mês é grátis) o usuário poderá assistir a filmes, documentários, seriados constantes da biblioteca do serviço o quanto quiser. Prático, barato o seu aspecto negativo, porém, consiste no fato de a sua biblioteca, pesar de vasta e diferenciada, conter material apenas mais antigo.

            Sistema similar é o utilizado pela NetMovies (www.netmovies.com.br). Anteriormente tratava-se de uma locadora virtual na qual enviava os filmes na residência dos usuários através dos correios. Hoje adota sistema similar ao Netflix, porém com sua utilização mais restrita ao PC.

            A qualidade de imagem em ambos os sistemas varia da qualidade digital vista em um DVD como os de alta definição como vistos em Blu-ray. Dependerá para tanto da qualidade do filme escolhido bem como das configurações do sistema e da velocidade da internet do usuário.

            Igualmente, ainda há serviços similares nas TV´s a cabo como o “Sky on Demand” ou o NOW da Net. A aquisição dos produtos se faz por controle remoto pelo próprio aparelho da operadora de TV á cabo.Nestes, se paga uma taxa mensal ou paga-se por conteúdo individual e este ficará disponibilizado por período determinado (geralmente 24 horas) para que possa ser assistido o quanto quiser dentro desse período. Aqui, os filmes á disposição seguem o calendário dos lançamentos das locadoras.

            Algumas lojas on line tanto nos Eua como no Brasil adotaram esse tipo de serviço também. A maior rede de comércio on line a amazon disponibiliza catálogo de filmes para que possam ser adquiridos e vistos por dado período de tempo (similar aos das operadoras de TV á cabo). No Brasil o site da livraria saraiva também disponibiliza esse serviço.

            Nos EUA o impacto desse sistema já atingiu ás locadoras físicas. A Netflix de lá, bem como seus similares como o Hulu, por exemplo, ao contrário do que ocorre no Brasil, tem um catálogo muito mais diferenciado bem como disponibiliza os lançamentos na mesma data do que as locadoras e as lojas. Com isso a maior rede de locadoras, a Blockbuster “quebrou” e a extinção das locadoras físicas por lá está se tornando uma realidade. No Brasil tais sistemas servem, por enquanto, como mais uma e bem-vinda opção ou um bom complemento de acesso á filmes em razão de constarem com filmes mais “antigos” em seu catálogo.


[1] Na tradução literal “por pedido”.

2 comentários:

  1. Hehehe fato interessante: 33% do consumo de banda de internet de todo os EUA eh de pessoas assistindo netflix... No final do ano passado fui visitar meu primo que mora em Atlanta, em nenhum momento eu vi ele assistir à transmissão normal de TV, soh netflix msm.

    ResponderExcluir