segunda-feira, 2 de julho de 2012

...CINEMA/DVD/BLU-RAY. Opiniões #36 - Como Água


...CINEMA
...DVD/BLU-RAY
Opiniões #36 – Anderson Silva:como Água (Like water, USA,  2011).
Por Marlon Fonseca



            Assim como Ayrton Senna, mais um esportista brasileiro ganha um documentário realizado por diretor e produtor estrangeiros. Lançado no Brasil nos cinemas no final ano passado, exatamente no auge da popularidade do UFC e do lutador, o filme foi ignorado pela maioria do público e sofreu uma péssima distribuição. Agora com a próxima luta contra o Sonnen, que ocorrerá no próximo sábado dia 07 de Julho, e com o lançamento nas locadoras e lojas do país, provavelmente será muito mais assistido.

Co-escrito pelo amigo e também lutador pátrio Lyoto Machida, Como Água[1] tem enfoque na história de vida e carreira do lutador bem como na sua preparação para o primeiro confronto com o falastrão Chael Sonnen.

Além disso, o documentário consegue mostrar seu lado família e a relação afetuosa com amigos e seu pupilo, além do fato de que nem tudo é um “mar de rosas” em sua carreira. O relacionamento difícil com o chefão do UFC Dana White, a intolerância com boa parte da imprensa norte-americana e a má receptividade por parte de alguns fãs fazem parte do seu dia-a-dia em paralelo ao seu duríssimo treinamento.

Durante os 75 min de projeção, mesmo que de forma superficial, o documentário consegue mostrar todas estas facetas acima. Dá para perceber, também, o quanto o lutador já está cansado do “circo” da UFC[2].  E o interessante é que, mesmo sendo um documentário biográfico, não há a aparência de um “enfeitamento” de sua vida.

Sendo assim, Como Água é um deleite para os fãs do esporte e de artes marciais e para o público em geral que deseja conhecer mais o meio. Serve não somente para conhecer a pessoa e a rotina do Lutador Anderson Silva como também os bastidores do UFC e uma das lutas mais comentadas de todos os tempos.


O Blu-ray:
           
            A versão de Como Água em Blu-ray é bastante irregular. Mesmo munida de um potente som em DTS HD 7.1 e DD 5.1, esta potência é prejudicada ante uma mixagem de som problemática. Por muitas vezes não consegue se ouvir (em Português, diga-se de passagem) o que as pessoas estão falando. A imagem não chega a ser excelente mas é boa. Estranhamente, não veio com nenhum extra.


            Cotações:

            Filme: 

            Blu-Ray: 

            Ficha técnica: Anderson Silva:como Água (Like water, USA,  2011). Documentário. Direção: Pablo Croce. Elenco: Anderson Silva, Lyoto Machida, Ed Soares, Steven Segal, Chael Sonnen. Duração: 75 min.


[1] O nome é inspirado em uma memorável frase de Bruce Lee que inicia o longa
[2] O filme foi rodado em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário