sábado, 7 de abril de 2012

...CINEMA. Opiniões # 21- Espelho, espelho meu


...CINEMA
Opiniões #21- Espelho, espelho meu (Mirror, mirror, USA, 2012)
Por Marlon Fonseca




            Periodicamente em Hollywood acontece um fato inusitado: são lançados em pouco espaço de tempo dois filmes com o mesmo tema. Em 1997 foi a vez de dois filmes sobre vulcão: O Inferno de Dante e Volcano. Já em 1998 Armaggeddon e Impacto Profundo competiam o posto de “filme catástrofe de asteróides que cairão na terra” Agora em 2012 é a vez da Branca de Neve ganhar dois filmes reimaginando a sua história.

            Esse Espelho, espelho meu é o primeiro a ser lançado. Na trama, a princesa Branca de Neve, após o desaparecimento de seu pai, é mantida no castelo pela terrível rainha e sua madrasta. Ao completar 18 anos resolve conhecer seu reino e descobre a opressão que ele vem sofrendo. Com a ajuda de um grupo de anões e de um príncipe atrapalhado tentará salvar seu reino.

            O filme é uma mescla de comédia e aventura com resultado irregular e visivelmente fora do tom e alterna entre o cartunesco e o exageradamente teatral. O roteiro é inconsistente e desconexo.

         O diretor indiano Tarsem Singh de filmes como A cela e Imortais é reconhecido principalmente pelo seu apuro estético. Aqui ele repete os erros e acertos de seus filmes anteriores, principalmente do épico de ação mitológico. Tal qual em seu filme anterior, há uma predileção e excessivo uso do tom dourado tanto nos cenários como nos belos figurinos. Os cenários são bonitos, mas soam extremamente artificiais, principalmente a floresta.

            Desde que o filme fora anunciado o fato de Julia Roberts interpretar a rainha má era o seu maior chamariz. E acabou sendo o seu maior atrativo realmente. Ela está completamente á vontade e aparenta está se divertindo muito no papel. O casal principal, porém já não padece de tanta sorte, pois foi diretamente afetado pelo excesso de tom de todo o filme. Lily Collins (do thriller de ação Sem saída) se sai um pouco melhor e consegue expressar a doçura e espírito aventureiro de sua personagem, ainda que o roteiro em momento algum aprofunde as suas motivações. Já Armie Hammer (que havia se saído muito bem em A Rede Social e J. Edgar) passa vergonha com “caras e bocas” abobalhadas do seu príncipe, tendo sido a vítima principal do tom cartunesco do filme. O elenco ainda conta com o sempre divertido Nathan Lane  que repete aqui seus maneirismos de outrora e também é mal aproveitado.

            Os anões, ainda que também não muito bem desenvolvidos, são, ao lado de Roberts, o alívio do filme. Mesmo adstritos a uma característica de personalidade cada, suas cenas sempre valem uma conferida, principalmente a do “treinamento” de Branca de Neve.

            Conforme falado em Fúria de Titãs 2, nada contra “liberdades criativas”. Mas aqui elas são problemáticas e soam forçadas demais como se o objetivo fosse apenas inovar, mesmo sem sentido algum. [1]

            Enfim, esta tentativa de inovar e modernizar o conto da Branca de Neve resultou em algo extremamente fora do tom e que pouco diverte. Se salva Julia Roberts que leva o filme “nas costas”, mas não o ajuda totalmente em razão de um roteiro inconsistente e em muitas vezes aborrecido.


        Cotação:  (2/5 - regular)

   
Ficha técnica: Espelho, espelho meu (Mirror, mirror, USA 2012). Comédia, aventura. Direção: Tarsem Sing. Elenco: Julia Roberts, Lily collins. Armie Hammer, Nathan Lane. Duração: 106 min.





Curiosidade:

O outro filme: “Branca de Neve e o caçador”: O “rival” de Espelho, espelho meu será lançado ainda este ano, dia 1º de Junho, e é mais voltado para o drama e aventura épica. Como o próprio nome do filme revela, ele será mais focado no relacionamento entre a Branca de Neve e o caçador que será seu mentor. A maior dificuldade do filme será convencer que a Branca de Neve de Kristen Stweart (a Bella de Crepúsculo) é mais bela que Charlize Theron que interpretará a rainha má. O Thor Chris Hemsworth viverá o caçador.
           







[1] A da maçã envenenada dividirá opiniões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário