sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

...GAMES. opiniões #03 - Asura´s Wrath


...GAMES
Opiniões #03 – Asura´s Wrath
Por Marlon Fonseca


Os jogos de ação do gênero Hack N, Slash e/ou Beat em up, são dos mais antigos da história do Videogame. Black Belt, Golden Axe, Final Fight, entre outros marcaram época e até hoje são muito queridos pelos jogadores. Já God Of War, Devil May Cry, Ninja Gaiden, Bayonetta e Dante´s Inferno redefiniram a forma de como o gênero deve portar-se nessas últimas gerações.

Asura´s Wrath chegou esta semana ás lojas de todo o mundo tentando estabelecer-se como um novo parâmetro ao gênero. Vendido e anunciado como uma espécie de “God Of War oriental”, o game mistura Mitologia Oriental com Ficção Científica, ao mostrar a história de vingança do Deus Asura contra seus traidores companheiros.

Com a apresentação e estrutura de um Anime, que vai desde ao belíssimo visual cartunesco, passado por longas e freqüentes cutscenes contando a história, contendo, inclusive, com cada “episódio” com sua respectiva abertura, e um “to be continued” ao seu final.




O game é dotado de gráficos exuberantes, com animações e modelos dos seus personagens dentre os mais competentes já vistos. Além disso, os cenários e detalhes são vastos e únicos, seguindo o padrão de qualidade da CAPCOM neste sentido.

A Jogabilidade é basicamente focada nos combates e em Quick Time Events (QTE) e não apresenta desafio algum, pois é similar aos jogos do gênero e qualquer dúvida que possa surgir é dirimida por informações e tutoriais no decorrer do game.




            Porém, deve ser destacado que a produtora optou por fazer do jogo mais “um anime jogado” do que “um jogo animado”. Ao longo do jogo e de seus episódios há mais cutscenes do que partes para jogar em si o que pode frustrar a grande maioria dos jogadores.

            Tal aspecto não seria tão grave se o jogo tivesse duração maior. Em menos de 6 horas termina-se o modo história e fica a sensação desagradável de que se assistiu um interessante anime e não que tenha se jogado um ótimo jogo. As séries Uncharted, Metal Gear, Final Fantsy e Assassin´s Creed, por exemplo, possuem longas e fantásticas cutscenes o que só engrandeceram e qualificaram tais obras, mas também continham grandes e fantásticas seqüências jogadas equilibrando a equação[1]. Em Asura´s Wrath, contudo isso não ocorre o que acabou por comprometer a qualidade do game.

            O fato de só contar com o curto modo história e não ter mais nenhum outro modo de jogo que possa prolongar a vida útil do jogo serve, ainda mais, para depreciar seu resultado.

            Assim, dotado de exuberância técnica e momentos e batalhas grandiosos Asura´s Wrath peca por deixá-los por pouquíssimo tempo no controle do jogador, resultando numa bela, porém rasa e incompleta experiência.

Cotação: 


Ficha técnica: Asura´s Wrath. Plataformas: Playstation 3 e Xbox 360. Gênero: Ação Produtora: Capcom. Estúdio: Cyberconetc2.  Data de Lançamento: 21 de Fevereiro de 2012. Versão testada: Playstation 3


Curiosidade:

            Mal o jogo saiu e já fora anunciado seu primeiro conteúdo adicional. Trata-se da presença do icônico personagem Ryu da série Street Fighter. A forma de como ele será inserido no jogo, porém, ainda não foi revelada.

Fonte: uol jogos


Indicação:

El shaddai: The Ascension of Metraton(PS3/XBOX360): Passou despercebido pela maioria dos jogadores no ano passado essa outra tentativa de incursão no gênero. Merece uma espiada pelo menos este game que possui conotação religiosa e belíssima e inovadora direção de arte e trilha sonora e conta a história de um humano selecionado pelo anjos para lutar contra os anjos caídos.



[1] A Excelência da série Uncharted já foi objeto de um “Matérias Especiais” qui no site. Confiram: http://blogdofalandode.blogspot.com/2012/02/games-materias-especiais-1-o-cinema-de.html

Um comentário: