segunda-feira, 23 de abril de 2012

...CINEMA. Opiniões Especial - O 3D de Titanic


...CINEMA
Opiniões Especial – O 3D de Titanic (1997;2012)
Por Marlon Fonseca




                        .


 O filme de romance e catástrofe que arrebatou e emocionou multidões de todo o mundo, retorna aos cinemas quinze anos após o seu lançamento. Titanic veio emocionar novamente as platéias, agora convertido em 3D.






O Filme:


            Sucesso de crítica e público, dono até pouco tempo do recorde de maior bilheteria de todos os tempos[1] e vencedor de onze oscar´s é incontestavelmente um clássico moderno.

            Curiosamente, este sucesso assombroso passou a contar contra ele, pois várias pessoas passaram a rotulá-lo como “brega”, “piegas”, “egocêntrico”, dentre outras coisas que se costuma ouvir.

            O fato, porém é que o filme é uma obra ímpar. Uma criação impressionante de James Cameron que, através de uma tragédia famosa lançou uma história de amor e desastre fabulosa.

            Tecnicamente, então, o filme é impecável. Cenografia, efeitos especiais, figurinos todos estão perfeitos[2] e não envelheceram nestes quinze anos que se passaram. Vê-lo hoje no cinema deslumbra tal qual o fez á época de sua estréia.

            O resto foi história. Cameron virou “o rei do mundo” e se superou com Avatar. Leonardo Di Caprio e Kate Winslet tornaram-se, com muita justiça, dois dos atores mais requisitados e talentosos de sua geração e Titanic figurará para sempre na lista de grandes clássicos do cinema.

           

O 3D:

            James Cameron com seu Avatar, deu início a esta nova onda e novo enfoque na tecnologia 3D. Por isso mesmo, esta conversão de Titanic era aguardado com muita expectativa.

            O resultado, porém, ficou muito aquém do esperado. Na maioria das vezes o efeito de profundidade é pouco notado ou inexistente. A impressão em 80% do filme é de estar se assistindo um filme em 2D só que usando óculos. Decepciona assim como decepcionou outra recente conversão Star Wars – Episódio 1: A Ameaça Fantasma.

            Nas cenas em que ele realmente é notado, porém, ele é competente. No início, nas tomadas no fundo do oceano a imersão é muito boa e nas seqüências em que o navio é filmado por cima a profundidade impressiona de forma vertiginosa.

            Muito pouco para o que se esperava. Vale á pena conferir o longa novamente nos cinemas para atestar que o impacto e emoção do filme continuam intactos. Mas se o espectador for ao único intuito de ver um 3D deslumbrante, vai se arrepender.

           


Cotação:
Filme:  (5/5)
3D: (2/5)


Ficha técnica: Titanic 3D (USA 2012, 1997). Gênero: Drama. Direção: James Cameron. Elenco: Leonardi dicaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Bernard Hill, Frances Fisher. Duração: 194 min.



Outros textos sobre 3D:

Gosta de 3D ou quer saber um pouco mais sobre a tecnologia?Confiram dois textos aqui mesmo do blog sobre ela:






[1] Tendo sido suplantado por Avatar do seu mesmo criador e diretor.
[2] Cameron recriou móveis, talheres e locais do barco de forma idênticas

sábado, 21 de abril de 2012

...CINEMA. OPINIÕES #23 - Guerra é guerra!


...CINEMA
Opiniões #23- Guerra é Guerra! (This Means War, 2012)
Por Marlon Fonseca



            Desde Sr. e Sra. Smith, comédias românticas de ação tem aportado aos cinemas. Curiosamente, a grande maioria com o tema espionagem como pano de fundo. Guerra é guerra é o mais novo filme do gênero e, mesmo sem ser brilhante, diverte. Não chega a ser tão bom como o filme estrelado por Jolie e Pitt, mas se sai melhor do que outros concorrentes como Encontro explosivo e o fraquíssimo Par perfeito.


            A história do filme é centrada em dois amigos espiões da CIA que, coincidentemente e ao mesmo tempo conhecem e se interessam pela mesma mulher. Resolvem então, fazer uma disputa entre eles para ver com qual ela ficará.

            Trata-se de um passatempo rápido e descompromissado onde não há qualquer resquício de profundidade. Os personagens são completamente imaturos e seus atos em grande maioria são moralmente reprováveis.

            Mas a graça do filme reside exatamente neste aspecto. A utilização do aparato da CIA para espionar o objeto de desejo dos espiões e atrapalha-los na disputa rende bons momentos, lembrando levemente o ótimo True Lies. Tanto as cenas e diálogos de comédia e ação são bastante divertidas, [1]ainda que, a parte de espionagem e ação seja ainda mais rasa.

            O trio de protagonistas composto por Chris Pine, Tom Hardy e Reesse Whitersponn está ótimo. Todos estão visivelmente se divertindo muito. Whiterspoon que vêm de uma série de papéis dramáticos e fortes está com uma leveza nunca vista[2]. Hardy que fora visto anteriormente como o taciturno lutador de Gurreiro[3] e este ano será o terrível vilão Bane em Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge apresenta um curioso lado sensível. Já Chris Pine repete a faceta de outros personagens, que interpretara anteriormente, com a competência habitual.

            O diretor MCG (de As panteras e do último Exterminador do futuro) nunca foi brilhante e aqui, pelo menos não atrapalha. Chega até mesmo a realizar um exercício de estilo em uma seqüência sem cortes interessante. O ritmo ágil do filme também conta á seu favor.

            O que acaba por prejudicar o longa é o fato de que, em um dado momento, ele começa a tomar partido de um dos lados dos amigos o que invariavelmente prejudica e enfraquece o outro, acabando por forçar algumas situações no final.

            Guerra é Guerra é aquele tipo de filme feito e que deve ser encarado apenas como entretenimento sem compromisso. É bem feito, os personagens cativam e não aborrece em nenhum momento. Peca em alguns aspectos mas no fim não prejudica o objetivo único: a diversão.
             

Cotação:  (3/5)

Ficha Técnica: Guerra é Guerra! (This Means War,USA 2012). Gênero: comédia romântica de ação. Direção: MCG. Elenco: Chris Pine, Tom Hardy e Reesse Whitersponn, Til Schweiger, Chelsea Handler. Duração: 97 min.


[1] Destaque para a hilária seqüência do paintball
[2] A atriz veio recentemente ao Brasil divulgar o filme.
[3] Primeiro filme a ser opinado no “Falando de...” em: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/01/opinioes-1-guerreiro.html

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dicas da Semana #12 20/03/2012


Dicas da Semana #12 – 20/04/2012
Por Marlon Fonseca




            Um reencontro de velhos amigos chegando aos cinemas e lançamentos e indicações em DVD e Blu-ray estão no “Dicas” desta semana.



CINEMA:

American Pie- O rencontro: A turma do American Pie se reencontra em uma festa da antiga escola. Será que eles já amadureceram? Confiram nos cinemas e no “opiniões” em breve aqui no “Falando de...”









A perseguição: Grupo de petroleiros que trabalha no Alasca sofre um acidente de avião na volta para casa. Os sobreviventes, liderados por Liam Nesson terão que enfrentar toda a sorte de problemas inclusive lobos selvagens.











DVD/BLU-RAY:

Precisamos falar sobre Kevin: Filme denso que acompanha uma mãe, interpretada por Tilda Sianton, relembrando a difícil convivência com o filho após o mesmo ter ferido e matado alguns colegas de escola.









Forças Especiais: Filme de ação e guerra francês que mostra um esquadrão tentando resgatar uma jornalista seqüestrada pelo líder Talibã e, após, escapr com vida.









Um dia: Adaptação do livro homônimo que mostra os encontros de dois amigos durante quinze anos no mesmo dia. Com Anne Hathaway e Jim Strugess.










2 Coelhos: Um filme que merece a atenção do público. Embarque no clima e surpreenda-se com esse belo trabalho.
O “Falando de...” o conferiu nos cinemas e o “opinou” em http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/01/opinioes-e-2-coelhos.html









NETFLIX:

Gnomeu e Julieta: Divertida animação que adapta a história de Romeu e Julieta para o mundo dos anões de jardim(!!??). com trilha sonora de Elton John.










A Noite dos Mortos-vivos: Fascinados por zumbis podem conferir a refilmagem do clássico de George Romeri feita na década de 1990. Não chega aos pés do original, mas diverte.









Psicopata Americano: Em um dos grandes trabalhos de Christian Bale, ele é um fútil executivo americano que nas horas vagas é um assassino de mulheres.










Ufo Hunters: Série de documentários de sucesso do History Channel, onde três especialistas estudam os fenômenos ligados á ufologia. O sistema conta com as duas temporadas completas.











BOM FIM DE SEMANA E BOM DIVERTIMENTO PARA TODOS!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

...GAMES. Novo God of War é oficializado.

...GAMES
Especial - Novo God of War é anunciado.
Por Marlon Fonseca
       

          Já era de se esperar o lançamento de mais um game da série God of War. A Sony, inclusive, andava fazendo uma campanha que culminaria na revelação do game com toda pompa e circunstância hoje. Porém, ontem mesmo trailer e possível arte da capa do jogo vazaram.
         Pelo que se entende da narração no trailer não vai ser dessa vez que saberemos o que aconteceu com Kratos após o final do terceiro game, pois este God of War Ascension se passará antes dos eventos da trilogia.
        Confiram o trailer abaixo:








                E você caro leitor? Feliz com a notícia? Reticente quanto á ser mais um prequel ao invés de dar sequência a saga? Comentem.



--------------------------------------------
Curiosidade:

Correu ontem pelo facebook essa imagem. Os apaixonados entenderão:






       

terça-feira, 17 de abril de 2012

...GAMES. Opiniões #09 - Kinect Star Wars


...GAMES
Opiniões #09 – Kinect Star Wars (Xbox 360)
Por Marlon Fonseca




            Desde o lançamento do Kinect, o jogo voltado para o uso da tecnologia com o universo Satr Wars vinha sendo aguardado por muitos. Lançado há duas semanas, Kinect Star Wars não honrou completamente essa expectativa, mas diverte em alguns momentos.

            O game possui vários modos de jogo que são dispostos em um menu onde C3PO e RD-D2 servem como “mestres de cerimônia”.




            No modo campanha, o jogador controla um padawan (jovem aprendiz de Jedi) que em pleno treinamento tem que salvar a galáxia ao lado de seus colegas e mestra, além da participação especial de alguns personagens conhecidos da saga. Este modo é um misto de Hack n, Slash, controle de veículos e naves, duelos e plataformas. A jogabilidade é extremamente limitada sendo poucas as ações possíveis e a resposta aos comandos é irregular. Manejar o sabre de luz para atacar os inimigos, pular, mover-se para frente e para os lados e utilizar a força com uma das mãos são as ações.

A parte da movimentação é onde ocorrem os maiores problemas de reconhecimento de movimento e atrapalha bastante o jogo. Já o controle de veículos e naves resultou nos momentos mais eficazes e prazerosos Quando tudo funciona, entretanto, as respostas saem muito rápidas e o modo diverte bastante. A campanha dura apenas quatro horas, pode ser jogada cooperativamente por duas pessoas e a história é fraca, mas cumpre o seu papel ainda que apresentando tais limitações.

            Já o podracing é a transposição das tradicionais corridas de pod mostradas no Episódio 1 da saga cinematográfica. Pode ser jogado tanto no modo campanha como em corridas simples. É o modo mais difícil de dominar, mas é o mais divertido. Na campanha o jogador será um piloto de Watto (aquele mesmo que era dono de Anakin skywalker) e deve disputar o campeonato para ele.

          No modo Duel o jogador, como o nome já diz, participa de uma série de duelos. A jogabilidade é “por turnos”. Primeiro defende-se uma seqüência de golpes para depois atacar. Na primeira vez que se joga diverte, mas é o modo que enjoa mais rapidamente. Na campanha também existem alguns duelos o que diminui ainda mais o interesse em jogá-lo separadamente. No modo Rancor Rampage onde se “encarna” um terrível Rancor e o objetivo é destruir tudo e todos que vêm pela frente.



            Há ,ainda, um inusitado modo de dança no game. Seguindo as mesmas características do Dance Central, mas adaptado ao mundo de Star Wars. Algumas letras de músicas e passos de dança fazem menção ao universo (Genie in the Bottle da Christina Aguliera virou Lady in the Battle, por exemplo) e também há músicas conhecidas como Just the way you are de Bruno Marz. Ver Han Solo, Darth Vader e outros dançando afetadamente não tem preço. Acreditem.




             
            Nos aspectos técnicos os gráficos também estão irregulares. Os modelos de personagens conhecidos estão competentes, mas dos novos nem tanto. As animações de movimentação também variam de bom para razoável. Já no quesito efeitos sonoros, trilha sonora e sons da saga são frequentemente utilizados o que logicamente torna este aspecto excelente.

            Kinect Star Wars, infelizmente não cumpriu com as expectativas criadas e ficou aquém do que se esperava. Possui modos variados (alguns inusitados e bem empregados), mas esbarra nas limitações e irregularidade da captação dos movimentos. Diverte em vários momentos, mas não é a obra definitiva que todos estavam aguardando.


Cotação:  (3/5)

Ficha técnica: Kinect Star Wars. Plataforma Xbox 360 – requer o uso do Kinect. Estúdio: Microsoft Studios Produtora: Lucasarts Data de lançamento: 04 de Abril de 2012. Nível de Atividade: Em pé- Ativo.

Obs: A versão testada foi a nacional com capa e manual em português. O software, entretanto possui apenas dublagem e legenda em inglês.




Curiosidades:
            Evento de Lançamento em SP
           
Está se tornando cada vez mais freqüente o fato de os grandes lançamentos de games aqui no Brasl serem precedidos de eventos para os fãs. Kinect Star Wars não ficou atrás e teve um bacana em SP no dia do seu lançamento. Fãs caracterizados fizeram a festa.







Bundle Especial:

Também foi lançado na mesma data de lançamento do game um bundle especial do Xbox 360 contendo o game, kinect e o aparelho temático parecendo o RD-D2 e o controle dourado. Um charme não?

sábado, 14 de abril de 2012

Cinema. Especial. AVANTE VINGADORES!!!

...CINEMA.
Especial - Avante Vingadores!!!!
Por Marlon Fonseca
(Matéria originalmente publicada no caderno de Cultura do Jornal Estaciente, ed. 396)




AVANTE VINGADORES!!!!
Reunião dos super-heróis da Marvel está chegando aos cinemas cercada de expectativas




            Estreia, na Sexta-feira, dia 27 de Abril, o que pode ser considerada como uma das maiores empreitadas do cinema. A reunião da equipe formada por super-heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, entre outros, vem sendo aguardada pelos fãs de todo o mundo.

                    Tal encontro vem sendo pavimentado pela Marvel (empresa antiga de quadrinhos que agora também é estúdio de cinema) desde o primeiro Homem de Ferro, lançado no ano de 2008. A partir daí, em todos os filmes-solo  dos demais personagens, havia situações e menções  a acontecimentos de outros filmes no intuito de transformar este "universo" do cinema tão coeso e interligado como nos quadrinhos.

                    Pelo que se sabe da trama atoe o momento, os heróis serão reunidos por Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D (agência investigativa americana fictícia) para combaterem o terrível vilão Loki (Tom Hiddleston), meio-irmão de Thor, que após os eventos do filme deste, retorna enlouquecido e, munido de um exército de alienígenas, tentará dominar o planeta.
                      
                   Bruno Franco de 20 anos, já adquiriu seu ingresso para a sessão de estreia do filme e vem contando os dias para finalmente assisti-lo "Quero sair do cinema e dizer "uau". Assistir este filme será a realização de um sonho que começou quando ganhei a minha primeira revista dos Vingadores. bom, eu sou  só um fã, não me importa se o filme vai ser ruim. Não estou nem aí. Quando chegar o dia 27 de Abril de 2012, quero pegar meu ingresso e chegar ao cinema não para ver um filme qualquer, mas para ver os maiores heróis da terra! Os Vingadores!

                       Com um elenco recheado de astros do cinema moderno como Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Sameul L. Jackson (Nick Fury) e etc. Prometendo cenas de ação e efeitos especiais caprichados, o filme tem tudo para cumprir com essa expectativa criada.



______________________________________________________
"Capitão América" no Brasil

                Na última Segunda-Feira dia 10 de Abril, o ator Chris Evans que interpreta o Capitão América, esteve na sessão especial do filme para jornalistas em São Paulo.
          Indagado em entrevista sobre seu personagem respondeu "Espero que ele não seja associado aos Estados unidos, apesar de vestir um uniforme vermelho, azul e branco. Acho que ele representa um homem bom que deve fazer a coisa certa, independente do país que defende. Ele tem um bom coração".

                   

_____________________________________________________
E vocês leitores? Compartilhem conosco suas expectativas nos comentários dessa postagem!


Confira uma antiga postagem sobre o filme do "Falando de"... http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/02/especial-01-o-comercial-dos-vingadores.html


E atenção! No dia 27 de Abril de 2012 o "Falando de..."  irá a sessão de estréia no meio dia e logo após publicará um "opiniões" sobre o filme.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dicas da Semana #11 - 13/04/2012


Dicas da Semana #11 – 13/04/2012
Por Marlon Fonseca




            Programe seu fim de semana no “Falando de...” com os lançamentos nos cinemas e locadores e indicações no Netflix.



CINEMA:
  
Titanic 3D: O Clássico moderno volta aos cinemas agora com roupagem em 3D.
Confiram em breve no “Falando de...’ um “opiniões” se a tecnologia foi bem utilizada ou não.








Como agarrar meu ex-namorado: Baseado em uma série literária, essa comédia romântica de ação traz Katherine Heigil como uma divorciada e desempregada que aceita o emprego de caçadora de recompensas. Sua primeira missão é caçar um ex-namorado.








Área Q: Suspense místico nacional com Murilo Rosa, Thania Kalil e Isaiah Washingtom que investigam aparições de OVNI´s no Nordeste Brasileiro.











DVD/Blu-ray:


A Dama de Ferro: A cinebiografia da ex-primeira ministra Margaret Tatcher resultou em um filme bastante irregular. Mas a atuação de Meryl Street, impedcável, merece uma conferida.






Cavalo de Guerra: Bom drama de época de Spielberg, que concorreu ao Oscar de melhor filme esse ano. Acusado por muitos de “piegas” o filme é tecnicamente competente e em alguns momentos emociona genuinamente.









O Sétimo Selo: Obra máxima de Ingmar Bergman e um dos maiores clássicos da história do cinema. Cavalheiro retorna das Cruzadas e defronta-se com a Morte. Enquanto jogam xadrez divagam sobre a vida.










Netflix:
  
Os Intocáveis: filmaço de Brian de Palma onde Kevin Costner vive Eliot Ness na sua luta para capturar Al Capone (Robert de Niro).










Bastardos Inglórios: Se você ainda não conferiu o último filme de Tarantino chegou a sua hora.









Mazzaropi: O trabalho do comediante Mazarropi que definiu o conceito de Jeca encontra-se no catálogo do sistema. São vários filmes para conferir.







Games:

Kinect Star Wars: O jogo mais aguardado para o Kinect saiu na semana passada e em breve o “Falando de...” conta tudo para você.










Enquanto isso vá jogar Angry Birds e ler nosso especial sobre o game: http://blogdofalandode.blogspot.com.br/2012/04/gamescuriosidades-angry-birds-o.html

quinta-feira, 12 de abril de 2012

...SÉRIES. Visões # 02- Game of Thrones


...SÉRIES.
Visões #02 – Game of Thrones
Por Marlon Fonseca




            Não tem como começar falando de Game of Thrones sem antes comentar sobre o canal de televisão que a produz e transmite. A HBO há alguns anos estabeleceu novos paradigmas na produção de séries televisivas. Temas adultos, diálogos mais trabalhados e cenas de violência e sexo mais fortes passaram a engrossar a grade programação do canal. Sex and the City, True Blood, Brodwalk Empire trouxeram qualidade, assuntos, tratamentos e ritmos novos contrapondo-se ás fórmulas antigas de outros canais. A estruturação de apenas doze episódios por temporada (no caso de Game of Thrones são dez por temporada) também inovou e contribui para com a qualidade das séries citadas, pois cada episódio pode ser mais bem trabalhado e produzido e há a supressão das inevitáveis “barrigas” que ocorrem comumente nas séries com mais de vinte episódios por temporada.

            Com a ótima recepção de público e crítica dessa nova forma de se fazer série, outros canais se encorajaram a arriscar mais e, com isso, seriados com temas fortes e incomuns passaram a permear também suas programações com igual sucesso como The Walking Dead(AMC), Braking Bad (AMC), Mad Men (AMC), Spartacus (Starz) e Homeland(Showtime) e muitos outros exemplos.
           
            Tudo isso fora falado para chegarmos a este que provavelmente é o exponencial máximo de qualidade de produção televisiva: Game of Thrones. Adaptação de uma série de livros do escritor George R.R Martin intitulada Crônicas de Gelo e Fogo, com cinco volumes publicadas e com previsão de ainda mais dois a serem lançados e que conta a batalha de diversas casas (famílias) pelo poder na ilha mítica de Westeros. O próprio Martin co-produz a série e escreve alguns episódios.


O Cobiçado trono de ferro
            Repleta de personagens fortes, dúbios e complexos, interessantes e contando com  relações familiares complicadas, ação, intrigas, violência, sexo, relacionamentos incestuosos, casamentos forçados, o embate entre as casas Stark e Lannister prende a atenção do espectador. Paralelamente, a aproximação de Daenerys Targaryen e seu exército de Dothraki e escravos para também disputar o emblemático trono de ferro (ordenado com antigas espadas) promete ainda mais tensão.


Starks...
...Lannisters...


E a bela e forte Daenerys
          
             Além das artimanhas, relações escusas e selvageria dos homens há perigos ainda mais sinistros como os misteriosos Whitewalkers (os outros) e, claro, o inverno.

            Tudo isso na produção televisiva mais deslumbrante da história, no nível dos maiores épicos do cinema. Cenários e paisagens lindíssimos com direção de arte impecável. Trilha sonora épica e elenco de altíssimo nível alternando entre nomes já consagrados e revelações talentosas (destaque para Peter Dinklage como Tyrion Lannister – um dos personagens mais interessantes e complexos)



        


  A série está atualmente em sua segunda temporada e recentemente já foi anunciada a sua renovação para uma terceira. Material e qualidade suficiente para ainda mais temporadas ela já tem. Basta que o publico mantenha o interesse. O que não será nada difícil.



     
A abertura da série já demonstra sua qualidade. Reparem que ao lado do nome dos atores há o selo da casa que seu personagem representa.




_________________________________________________________________________
Além de Game of Thrones você gosta de outras séries? Talvez se interesse em ler alguns textos já publicados aqui no “Falando de...”

 The Walking Dead:






Two And a Half Men:





E atenção!!! Assim como em The Walking Dead faremos periodicamente aqui no Blog um debate sobre a série. Semana que vem já falaremos sobre os três primeiros episódios da segunda temporada. Não percam!!!!